Confira as Moções que homenagearam instituições e personalidades em junho

Confira as Moções que homenagearam instituições e personalidades em junho

Durante o mês de junho, os parlamentares ubaenses aprovaram e entregaram cinco moções de aplausos. Confira quais foram as instituições e personalidades homenageadas:

Moção nº 020/2025 - Autor: Vereador Lucas Rufino Zócoli

À 285ª Companhia Tático Móvel da Polícia Militar de Minas Gerais - subunidade de recobrimento policial especializado, vinculada ao 21º Batalhão da Polícia Militar.

“Criada em 30 de dezembro de 2014, a 285ª Companhia Tático Móvel da Polícia Militar de Minas Gerais é uma subunidade de recobrimento policial especializado, vinculado ao 21º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Ubá com atuação em 17 municípios da região. E a companhia responsável pelo enfrentamento direto da criminalidade violenta, com foco em ações de alto risco resposta rápida ao crime e atuação estratégica em ocorrências complexas. 

Composta por equipes distribuídas em diferentes portfólios operacionais, a 285ª Cia TM consegue uma atuação mais eficiente e direcionada, conforme as necessidades específicas de cada situação, são elas: 

- Equipe Tático Móvel: Responsável por operações de alto risco como cumprimento de mandados de busca, captura de foragidos perigosos, patrulhamento em áreas críticas, abordagens e intervenções táticas. Tem como foco principal combater o tráfico de drogas, prender autores de crimes de roubo, homicídios e porte ilegal de armas. 

- Equipe GEPMOR (Grupo Especial para a Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida): Utiliza motocicletas de alta cilindradas para garantir mobilidade em locais de difícil acesso, como morros, trilhas e áreas urbanas com trânsito intenso. Essencial para o patrulhamento ágil, principalmente em situações de urgência, flagrante delito, perseguição de suspeitos e combate a facções criminosas. 

- Equipe Ronca (Ronda Ostensivas com Cães Adestrados): Emprega cães policiais treinados especificamente para detecção de drogas, armas de fogo e explosivos convencionais, atuando em apoio a operações diversas, capturas e varreduras em terrenos, imóveis e veículos. 

- Equipe PPH (Patrulha de Prevenção e Homicídios): Tem como principal foco a redução dos crimes contra a vida, por meio de patrulhamento direcionado, presença ocupacional ostensiva em áreas de conflito, com abordagens a indivíduos envolvidos com risco de ser autor e ou vítima de crimes contra a vida. 

Com atuação 24 horas por dia, 7 dias por semana, somente este ano (de 01/01/2025 a 27/05/2025), a 285ª Cia Tático Móvel prendeu 224 autores de crimes violentos (dentre esses 69 integrantes de facções criminosas), apreendeu 31 armas de fogo (incluindo 5 granadas e 3 submetralhadoras), atuou diretamente em 74 ocorrências contra tráfico de drogas e realizou mais de 348 operações de prevenção à criminalidade violenta. 

Porém, mais do que a quantidade de prisões e apreensões, a principal missão da 285ª Cia Tático Móvel é trazer segurança à sociedade ubaense, tornando Ubá uma das cidades mais seguras e melhoras para se viver, empreender e prosperar. Esta Casa Legislativa, portanto, parabeniza a toda equipe que compõe a 285ª Cia Tático Móvel, requerendo que cópia desta Moção seja encaminhada com efusivos e cordiais cumprimentos.

 A homenagem foi recebida pelos homenageados, no Plenário da Câmara, durante a reunião ordinária do dia 02 de junho.

Moção nº 021/2025 - Autor: Vereador Gilson Fazolla Filgueiras

Ao Dr. Bruno Groppo Felippe, anual Provedor do Hospital São Vicente de Paulo. 

“Que fique registrado nos anais desta Casa de Leis, a inserção na Ata de uma Moção ao Dr. Bruno Groppo Felippe, atual Provedor do Hospital São Vigente de Paulo. Desde que assumiu a provedoria do Hospital, em 25 de janeiro de 2025, o Dr. Bruno Groppo Felippe tem sido protagonista de uma gestão marcada por honestidade, transparência, compromisso com a legalidade e responsabilidade institucional. 

O Hospital São Vicente de Paulo é um património da nossa cidade. Há mais de um século, essa instituição filantrópica tem sido sinónimo de cuidado, acolhimento e compromisso com a vida, atendendo exclusivamente pelo SUS a uma população superior a 450 mil habitantes de Ubá e de outros 22 municípios da microrregião. 

Com coragem e espírito público, Dr. Bruno implementou uma verdadeira cultura de compliance, reforçando práticas de controle, integridade e accountability dentro da instituição. Isso significa, em palavras simples, prestar contas com responsabilidade, agir com ética e respeitar o interesse público acima de qualquer interesse pessoal ou político 

O Hospital, que se encontrava em situação crítica, sem credibilidade e à beira do colapso, passou a trilhar um novo caminho: O da reconstrução com responsabilidade, do diálogo com os órgãos públicos e da reaproximação com a comunidade. 

Sob sua liderança, parcerias foram restabelecidas, a confiança foi retomada, e hoje o Hospital São Vigente de Paulo volta a ser motivo de orgulho para todos nós ubaenses. 

Diante do exposto, esta Casa Legislativa parabeniza ao Dr. Bruno Groppo Fellipe, toda Direção e funcionários do Hospital São Vicente de Paula, requerendo que cópia desta Moção os seja encaminhada para conhecimento.”

O provedor do hospital esteve na Câmara no dia 02 de junho recebendo a Moção, acompanhado de outros membros da Direção e funcionários que integram a equipe de trabalho da instituição.

Moção nº 022/2025 - Autor: Vereador Paulo Cézar Tavares

Ao Sr. Rosalvo Arantes Júnior.

“Moção ao Sr. Rosalvo Arantes Júnior, por sua trajetória de superação, dedicação ao esporte e relevante contribuição à conscientização sobre a Doença de Parkinson. 

Rosalvo nasceu em Ubá, no dia 23 de outubro de 1 987, e atualmente reside no bairro Antônio Maranhão (Cibraci). E pai de Joyce da Salva Amantes e Anna Karollyna Vigente Amantes. Formado em Biologia pela Universidade Estadual de Minas Gerais -- Campus Ubá, é também especialista em Psicomotricidade e graduado em Capoeira pela escola Abade Capoeira. 

Em 2016, surgiram os primeiros sintomas da Doença de Parkinson. Após dois anos em busca de um diagnóstico, este foi confirmado pelos doutores Tiago Antoniol e Álvaro Rivelli. Desde então Rosalvo iniciou uma intensa jornada de enfrentamento à doença, por meio de uma terapia multidisciplinar, exporte e conscientização. 

Desde a infância, Rosalvo é apaixonado por esportes. Começou no futsal e, na adolescência, dedicou-se à capoeira -- prática que continua até hoje, junto à corrida de rua. Após o diagnóstico, além de se tomar paratleta, passou a atuar como palestrante e ativista da causa Parkinson, levando informação, motivação e esperança a diversas pessoas. 

Entre suas participações mais relevantes, destacam-se: 

- Congresso Nacional das Associações de Parkinson, em Porto Alegre (2019); 

- Corrida pelo Dia Mundial das Doenças Raras, em Belo Horizonte (2020), onde foi o único representante de Ubá e conversou com o então deputado federal Marcelo Aro sobre os desafios do diagnóstico de doenças raras; 

- Representação dos Túlio x Amigos do Reais Danese"; 

- Palestras em ONGs, escolas, universidades, instituições de saúde e empresas; 

- Publicação de artigos e participação no livro Capoeira Neural, do Dr. Eduardo Nascimento;

- Autoria do livro ‘No meio do caminho havia um Parkinson, havia um Parkinson no meio do caminho’, obra de profunda sensibilidade, que narra sua experiência com a doença e promove reflexão e empatia sobre o tema. 

Filho de Maria da Paz Thomaz e Rosalvo Arantes, ele leva como lema de vida a frase: ‘Viva com esperança, mas também com a estratégia’ que traduz sua postura resiliente diante dos desafios impostos por uma doença degenerativa e incurável. 

A Câmara Municipal rende, portanto, justa homenagem a Rosalvo Arantes Júnior, exemplo de coragem, determinação e inspiração para todos os ubaenses e para tantas outras pessoas que enfrentam batalhas silenciosas com dignidade e força.”

A moção foi entregue ao homenageado durante reunião ordinária na Câmara em 09 de junho.

Moção nº 023/2025 - Autora: Vereadora Aline Moreira Silva Melo

Aplausos à União de Mocidade e Adolescentes da Assembleia de Deus em Ubá e Região (UMAADEUR).

“A UMAADEUR -- União da Mocidade e Adolescentes das Assembleias de Deus de Ubá e Região -- é uma organização nascida no seio da Assembleia de Deus -- Ministério de Madureira em Ubá, Minas Gerais, no dia 24 de abril de 1968. Desde então, tem sido um instrumento profético e pedagógico nas mãos de Deus para a formação espiritual, ética e cidadã de adolescentes e jovens influenciando gerações com a verdade do Evangelho. 

Fundada a partir da visão e sensibilidade de líderes espirituais comprometidos com o futuro da Igreja, a UMAADEUR surgiu como resposta à necessidade de discipular, unir e preparar a juventude para um tempo de grandes desafios, oferecendo um caminho sólido de santidade, conhecimento bíblico, envolvimento ministerial e serviço social. Ao longo de mais de cinco décadas, a organização tem se mantido fiel à sua missão: conduzir adolescentes e jovens a uma vida transformada por Cristo, cultivando a adoração, o compromisso com a Palavra e o engajamento na obra do Senhor. 

A estrutura da UMAADEUR é marcada pela seriedade organizacional, com uma diretoria composta por presidência, vice-presidência, secretaria e tesouraria, responsáveis por planejar, coordenar e executar ações espirituais, evangelísticas e sociais. Suas ações se expressam através de congressos regionais, cultos de mocidade, vigílias, retiros, cruzadas e ações solidárias, que fortalecem os laços entre igrejas da região e mobilizam jovens com o propósito de servir com integridade, zelo e amor.

Entre os seus principais propósitos estão: levar adolescentes e jovens a um relacionamento íntimo com Deus; formar líderes e obreiros comprometidos com a santidade e a doutrina bíblica; combater as influências nocivas do pecado e da cultura decadente com luz e verdade; e oferecer suporte espiritual, emocional e social à juventude em fase de formação. Ao fazer isso, a UMAADEUR não apenas cumpre um papel eclesiástico, mas também social, colaborando com a formação de cidadãos conscientes, voluntários enganados e vozes proféticas em suas comunidades. 

A cidade de Ubá é o solo onde Deus semeou esse legado. Minas Gerais, com sua herança de fé e resistência, é o território onde essa visão se expande. E o Brasil, nossa pátria, é o campo missionário onde essa juventude ora, prega, serve e transforma. A UMAADEUR representa uma geração que não se conforma com este século, mas se renova pela Palavra; uma geração que entende que fé e cidadania caminham juntas; que o jovem que ora também vota com consciência, trabalha com ética, serve à sua cidade e honra sua nação. 

Diversos pastores, missionários, músicos e obreiros que hoje servem à Igreja iniciaram suas jornadas ministeriais sob a influência da UMAADEUR. Testemunhos de vidas restauradas, vocações despertadas e talentos multiplicados fazem parte do património imaterial dessa instituição, que permanece firme mesmo diante das mudanças culturais, mantendo-se enraizada nos princípios da verdade bíblica. 

Por tudo isso, esta Moção não é apenas um reconhecimento histórico, mas um ato de justiça e honra. Honramos a UMAADEUR por sua trajetória de fé, sua atuação profética e por sua contribuição inestimável à juventude, à Igreja, à cidade de Ubá, ao estado de Minas Gerais e à nação brasileira. Que esta homenagem sirva como memorial público de gratidão e incentivo para que as próximas gerações prossigam com zelo, convicção e paixão por Cristo, mantendo acesa a chama que foi confiada à juventude assembleiana desta terra. 

Que Deus continue abençoando a UMAADEUR, fortalecendo seus líderes e capacitando seus jovens para serem, em seu tempo, sal da terra, luz do mundo e colunas do avivamento em Ubá e em toda a região. Toda honra e toda glória sejam dadas ao Senhor Jesus Cristo nosso Rei, nosso exemplo e nossa esperança.”

Os homenageados estiveram na Câmara em 16 de junho recebendo a moção.

Moção nº 024/2025 - Autor: Vereador Antônio Domingos Ximendes Trindade

Aplausos à APAE Rural de Ubá, oficialmente conhecida como Centro Educacional Boa Esperança.

“Moção de Aplausos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Ubá, pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos em favor das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista, bem como a suas famílias. 

A APAE de Ubá -- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -- é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que há muitos anos desenvolve um trabalho de extrema relevância social em nosso município. Seu principal objetivo é promover a defesa dos direitos, o atendimento especializado e a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista, oferecendo apoio também às suas famílias. 

A entidade oferece serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, com uma equipe de profissionais altamente capacitada e comprometida, que atua com muito amor, respeito e dedicação. A APAE não mede esforços para proporcionar qualidade de vida, autonomia desenvolvimento e inclusão para seus assistidos. 

Como parte das ações para garantir a manutenção dos serviços, a APAE realiza periodicamente eventos beneficentes. No último dia 8 de junho, aconteceu mais uma edição da já tradicional Feijoada Solidária da APAE de Ubá, um evento que, além de arrecadar recursos essenciais para a instituição também promove integração, solidariedade e o fortalecimento dos laços comunitários. A Feijoada foi um verdadeiro sucesso, reunindo famílias, amigos, apoiadores e toda a comunidade ubaense em um momento de confraternização, união e apoio a essa causa tão nobre.

A APAE de Ubá é, sem dúvida, motivo de orgulho para a nossa cidade, e merece todo reconhecimento, respeito e apoio do Poder Público e da sociedade. Diante do exposto, esta Casa Legislativa parabeniza a APAE de Ubá, toda Direção e funcionários, requerendo que cópia desta Moção lhes seja encaminhada para conhecimento”.

A moção foi entregue a representantes da instituição durante reunião ordinária na Câmara em 23 de junho.

O que são as Moções?

Em contexto parlamentar, a moção é uma forma de os vereadores expressarem a sua opinião sobre um determinado assunto, ato ou evento. Pode ser uma manifestação de apoio, repúdio, solidariedade, ou outras emoções sobre questões relevantes. Este tipo de proposição está disposto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá (Resolução nº 01/2022), em seu artigo 166: “Cada Vereador poderá indicar no decorrer do ano até três moções, que serão entregues por meio de certificado, nas respectivas reuniões em que forem aprovadas. As moções deverão ser aprovadas por maioria dos membros da Câmara”.

Fonte: Comunicação da CMU