Vendas do Dia dos Pais devem superar as do ano passado, dizem comerciantes

Vendas do Dia dos Pais devem superar as do ano passado, dizem comerciantes

Pesquisa Expectativa de Vendas Dia dos Pais 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 55,2% das empresas que são afetadas pela data (74,4%) esperam vender mais este ano do que em 2024.

O otimismo dos empresários (68,5%) é a principal justificativa para a boa expectativa com as vendas, sendo que 47,6% deles esperam retorno positivo de até 20% no faturamento. Roupas, kits/cestas, calçados e carnes encabeçam a lista dos produtos que devem vender mais no Dia dos Pais deste ano.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, analisa que o Dia dos Pais é uma data muito importante para o calendário varejista. “O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem  suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus.
clientes”, explica Martins.

Conforme 29,1% dos estabelecimentos pesquisados, as vendas serão iguais às do ano passado e, para 15,7%, serão piores. As principais ações para incentivar as compras são, nesta ordem: promoções, atendimento diferenciado, divulgação em redes sociais e propaganda. Foram ouvidas 409 empresas de todas as regiões do estado entre os dias 07 e 14 de julho.

A data mais indicada para a realização das compras é a própria semana do Dia dos Pais, conforme 79,3% dos empresários ouvidos, que também apontam que o cartão de crédito será a modalidade de pagamento mais utilizada. O tíquete médio, segundo 49,5%, ficará entre 70,00 e 200,00.

Entre as empresas impactadas pela data, 65,4% realizam vendas por algum canal online, com destaque para o WhatsApp, com 95,5% de preferência, seguido pelo Instagram com 39,5%. As vendas virtuais representam até 10% do total do faturamento de 48,7% das empresas.