Carnaval 2023: Mais de 30 mil foliões são esperados no Bloco do Pinico em Rio Pomba

Carnaval 2023: Mais de 30 mil foliões são esperados no Bloco do Pinico em Rio Pomba

O maior e mais tradicional Bloco Carnavalesco de Rio Pomba se prepara para fazer bonito no carnaval de 2023 com muita irreverência e alegria. A reportagem do Zona da Mata News conversou com o senhor Toninho para conhecer um pouco da história do Bloco do Pinico.

 “O Bloco do Pinico foi fundado a 56 anos atrás e era um bloco até então de oposição, mas não um bloco se posicionado como direita, esquerda, ou um bloco político. Muito pelo contrário, ele sempre foi apolítico. Mas a questão da oposição que se dava na época de sua fundação era divergindo de alguns contrassensos que sempre houveram no nosso país.

Durante muitos anos no bloco só saiam homens de pijamas com um penico na mão, eles bebiam cerveja no penico, comiam pipoca no penico e uma característica principal do bloco sempre foi a veia cômica, o deboche com a sociedade rio-pombense, deboche com a sociedade mineira e um deboche com a elite brasileira. O bloco sempre debochou daquelas coisas que a gente acha que não são normais para pessoas normais.

Houve um determinado momento que essa história, meio desencontrada, que as mulheres que saíram em um bloco de baby-doll, camisola, se juntaram ao Bloco do Pinico, desde então o Bloco do Pinico começou a sair com homens e mulheres, os homens de pijama, as mulheres de baby doll e de camisola.

O bloco ficou uns bons anos desativado e de uns 20 anos atrás um grupo de amigos nascidos em Rio Pomba resgataram a memória do bloco. Embora eu esteja morando e trabalhando no Rio de Janeiro, mas é a minha estrutura familiar toda é de Rio Pomba e Inclusive a família da minha esposa também, então eu me considero um cidadão Rio-pombense, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, me juntei com esses amigos e começamos a tocar o bloco e desde então o Bloco do Pinico começou a crescer.

Um fato importante que deve ser levado em consideração, Rio Pomba, bem como outras cidades da Zona da Mata, ela oscilou movimentos de carnaval entre, carnaval de clube e carnaval de rua. Então, o bom era o carnaval de clube, não existia carnaval de rua, ouve época que o bom era o carnaval de rua, não existia o carnaval de clube e ouve um determinado momento que tiveram os dois, as duas situações de carnaval de clube e de rua.

E o Bloco do Pinico veio crescendo justamente nessa queda do carnaval de Clube e foi reeditado justamente resgatando essa veia cômica, debochando e implicando com questões da política, mas sem ofender ninguém. A gente tinha um dos ressuscitadores, Eros Silveira,  que ele tinha uma veia cômica muito interessante, ele era capaz de debochar da pessoa sem arrumar inimizade com a pessoa, e esse irmão se foi, mas a gente tenta resgatar.

E o bloco começou a ganhar muita força, em 2020, que foi o Carnaval que a gente encerrou e depois não tivemos dois anos de carnaval por conta da pandemia, chegamos a ter um público oficializado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, de 26 mil pessoas na avenida, isso numa cidade que até então tinha um público entre 17.500 a 18.500 habitantes e também levando em consideração que nem todos os habitantes das cidades estavam ali na avenida.

Hoje a estimativa para o Bloco do Pinico que sai sempre às segundas-feiras, que era considerado um dia morto de carnaval de Rio Pomba, pois não saíam as escolas de samba e nem bloco, é calculado uma estimativa hoje de 30 mil pessoas para a segunda-feira, dia 20 de fevereiro.

Em relação a logística, o bloco se concentra na Avenida Dr. José Neves, altura do número 500, a partir das 14:00 horas da tarde e ele fica ali durante 3 a 4 horas na concentração para descer. O bloco desce em linha reta em toda a extensão da avenida fazendo a dispersão no final da mesma avenida, que é o entroncamento com a Avenida Raul Soares.

Esse ano a gente vai ter algumas outras atrações que até então não tinha antes, vamos ter algumas horas de esquenta com a bateria das três escolas de samba de Rio Pomba, que vão fazer essa Pré-concentração do bloco. O esquenta é uma parceria costurada pela Prefeitura Municipal de Rio Pomba que está nos dando um apoio muito legal para gente”. Declarou Toninho