Em funcionamento desde o dia 22 de setembro, um moderno mamógrafo digital é mais um aparelho a serviço do CEAE (Centro de Atenção Especializado) de Viçosa para exames
em pacientes da cidade e da microrregião.
A diretora do Centro, Maria Aparecida de Paiva Torres, informou que a máquina pode realizar até 40 exames diários, preconizando pacientes de 50 a 69 anos. São realizados exames de rastreio e diagnóstico.
O CEAE funciona diariamente no horário comercial. Neste mês, devido à campanha Outubro Rosa, as mamografias serão realizadas também aos sábados, das 08h às 12h.
Paiva disse ainda que o centro, além da mamografia unilateral e bilateral para rastreamento, oferece outros exames e procedimentos como: Biopsia de Colo Uterino, Tococardiografia Ante-parto, Colposcopia, Core Biopsy – Punção de Mama por Agulha Grossa, Eletrocardiograma, Ultrassonografias de Mama, Obstétrica, Doppler de Fluxo Obstétrico e Transvaginal, Ecocardiografia Transtorácica, Teste de esforço/Teste ergométrico e Exerese da Zona de Transformação. Além disso, há também tratamento e curativos a pessoas diabéticas.
No CEAE, também são oferecidas especialidades médicas como cardiologistas, endocrinologistas, nefrologistas, ginecologista e obstetrícias, pediatria e mastologia.
A coordenadora técnica do CEAE, Dévola Pilar de Almeida, disse que há todo um procedimento a ser observado na atenção aos pacientes. No caso da mamografia, todas as pessoas da faixa preconizada têm que ser avaliadas antes no PSF de sua comunidade, de onde serão encaminhadas ao Centro, para o exame de rastreio.
Pessoas fora desta faixa (50 a 69 anos) deverão fazer o exame por outros meios (particulares ou convênios). De posse dos resultados, se apresentar alguma alteração, o paciente será encaminhado ao CEAE, também via PSF, para avaliação da mastologista, realização do exame de diagnóstico e continuidade do tratamento no serviço oncológico.
Assim como o exame de mamografia, os PSFs são responsáveis pelo encaminhamento para todos os procedimentos e exames oferecidos no CEAE.
As cidades da microrregião também têm cotas para a sua população e os encaminhamentos são feitos pelas secretarias de saúde daqueles municípios.