JEMG 2024: Abertura da Regional Ubá celebra o esporte

JEMG 2024: Abertura da Regional Ubá celebra o esporte

Na noite desta terça-feira (11), a cerimônia de abertura da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2024 marcou um momento histórico para o esporte em Ubá. Realizado no Horto Florestal, o evento contou com a presença de diversas autoridades, personalidades esportivas e cerca de 2.500 jovens de 83 cidades da Zona da Mata Mineira.

A solenidade começou com uma apresentação especial da Fanfarra do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Unidade Cândido Martins de Oliveira, sob a regência do Maestro 2º Tenente Jacy da Costa Reis. Em seguida, as delegações das Superintendências Regionais de Ensino de Barbacena, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, São João Del-Rei e Ubá fizeram sua entrada, acompanhadas pelo desfile do pelotão guarda-bandeira do Colégio Tiradentes.

Após a entrada das bandeiras, o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pelo Maestro Wantuil Alexandre, pela musicista Tatiane Andrade e pela cantora Martinha Cunha. O Hino Municipal de Ubá e a música "Aquarela do Brasil" também foram executados, conforme estipulado pela Lei Municipal 3.031/2000.

O ponto alto da cerimônia foi o juramento dos atletas, conduzido pela aluna Jamily de Souza Teixeira Barbosa, da Escola Estadual Padre Joãozinho. Em seguida, os atletas ubaenses Éder de Souza Bambu (atleta do MMA), Jéssica Ladeira (atleta do atletismo) e Igor Dias Mendes (estudante-atleta da APAE/Ubá) acenderam a pira olímpica, simbolizando o espírito esportivo e a união entre os municípios participantes.

O evento foi encerrado com uma apresentação do grupo de Hip Hop Oeste VII, que celebrou a cultura e a arte local.

 Pronunciamentos das Autoridades

“Quero fazer alguns agradecimentos. Primeiramente, às equipes que trabalharam arduamente. Foi ótimo trabalhar com vocês nesses dias. Espero que todos estejam bem acomodados e que aqueles que voltam para suas cidades diariamente estejam em segurança. Quando os jogos terminarem, espero que vocês levem a certeza de que vieram competir, praticar o bom esporte, conviver com seus amigos e estudantes de outras cidades e superintendências. Que vocês levem para casa a certeza de que o nosso município, Ubá, é realmente uma cidade acolhedora. Temos grande orgulho de realizar pela primeira vez os Jogos Escolares. Agradeço a todos que colaboraram, pelo esforço diário, preparação e qualidade do trabalho apresentado. Finalmente, desejo que todos vocês possam competir com alegria, voltar para casa felizes e lembrar deste evento com carinho. Como disse o nosso superintendente Luiz Henrique, participar de um evento como este é uma ocasião única. Parabéns a todos vocês, aos professores, diretores, acompanhantes, familiares e a todos que vieram prestigiar esta competição. Sejam todos muito felizes. Um grande abraço e boa noite!”

 Edson Teixeira Filho - Prefeito de Ubá.

“Nosso lema nesses jogos é: "O JEMG é nosso". Por isso, gostaria de agradecer a todos os participantes, representantes, secretários e autoridades presentes. Agradeço também às Superintendências Regionais de Ensino. Esse evento só é possível graças à organização e empenho de todos, nas escolas e nos municípios. Estamos muito felizes em realizar este sonho, que nasceu do nosso Prefeito Edson Teixeira Filho e do gerente de Esportes Breno Reis. Um agradecimento especial à Secretária Municipal de Educação, Maria da Glória Ferreira Soares, pelo empenho e dedicação, a todos os funcionários da secretaria e a todas as escolas que se dispuseram a fazer a logística de alojamento. Sem o envolvimento da Educação, esses jogos não aconteceriam. Agradeço também ao comandante do 21º BPMMG, Jovânio Miranda e ao Tenente Adriano, da 3ª CIA de Bombeiros Militar, pela logística e segurança. Muito obrigado ao prefeito Edson, que confiou em nós para realizar este sonho, e a todos os funcionários da cultura que trabalharam intensamente para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Agradeço ainda a equipe de comunicação. Vocês fazem isso acontecer e garantem que a informação chegue a todos. Uma salva de palmas para todos vocês e muito obrigado!”

Paulo Roberto Faria Silva - Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Lazer.

"Boa noite a todos. É uma alegria enorme fazer parte deste projeto inovador em Ubá. Parabéns ao Prefeito Edson pela dedicação e pela oportunidade de estarmos aqui. Agradeço à secretária Municipal de Educação, Glorinha, às autoridades presentes, à Polícia Militar, aos Bombeiros e à GCM. Quero agradecer às delegações das Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata, especialmente a de Ubá. Agradeço também à equipe organizadora, aos diretores das escolas e aos professores que fizeram este evento acontecer. Parabéns, atletas, por estarem aqui. Lembrem-se de competir com lealdade e sinceridade. Quero compartilhar um breve caso sobre as competições escolares: elas marcam nossa vida de forma inesquecível. Aproveitem este momento, ele é de vocês.”

Luís Henrique de Mattos Lopes - Superintendente Regional de Ensino de Ubá.

“Gostaria de cumprimentar o prefeito e a todos os grandes atletas, técnicos e dirigentes aqui presentes. É uma imensa honra estar aqui hoje, representando a  Alessandra Bordella, nossa Secretária de Desenvolvimento Social, e o Subsecretário de Esporte Tomás Mendes. Estou muito feliz de participar desta cerimônia de abertura. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Ubá, à Secretaria de Cultura e a todos que colaboraram para a realização deste evento tão importante para a Sedese.

Agradeço também a todas as Superintendências Regionais de Ensino que sempre nos apoiam. Desejo que todos joguem com garra, respeitem os professores, os colegas e os adversários. Lembrem-se de que os adversários não são inimigos. Joguem cada momento com dedicação, cada bola, cada ponto. Desejo uma ótima competição a todos e que vença o melhor. Obrigado a todos!”

 Alex Ramon de Paiva Moura- Representante da Subsecretaria de Esportes da Sedese/MG.

Ubá no Centro das Atenções

Pela primeira vez em Ubá, a etapa regional reúne representantes de mais de 150 escolas da Zona da Mata Mineira. Durante os cinco dias de jogos, os estudantes-atletas participarão de aproximadamente 370 jogos, disputando nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez, tanto no masculino quanto no feminino, nos módulos I (12 a 14 anos) e II (15 a 17 anos). As competições ocorrerão em diversos espaços esportivos do município. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez avançarão para a etapa estadual do JEMG.

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares de todo o estado, o JEMG é reconhecido como a maior competição esportiva-escolar de Minas Gerais. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento conta com a execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

ASSISTA A ÍNTEGRA DO EVENTO: