MPMG inaugura sede da Promotoria de Justiça de Tombos, na Zona da Mata
Até o final do ano, outras sedes de Promotorias de Justiça serão inauguradas em MG
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, nesta quinta-feira, 24 de outubro, a sede da Promotoria de Justiça de Tombos, na Zona da Mata mineira, município próximo à divisa com o Estado do Rio de Janeiro. A inauguração faz parte do Projeto Sedes Próprias, iniciado entre os anos de 2004 e 2005 e que busca melhorar as condições de trabalho dos integrantes do MPMG, além de agilizar o atendimento prestado à população.
Os atendimentos, até então, eram feitos em uma sala cedida pelo Poder Judiciário, no Fórum da cidade. A sede do MPMG fica na rua Coronel Bento Machado, nº 845, loja 3, no centro. A Promotoria de Justiça conta com dois servidores, dois estagiários e três colaboradores terceirizados, além de dois promotores de Justiça que atuam em Manhumirim e que colaboram em Tombos.
Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o juiz diretor do Foro da Comarca de Tombos, Maurício José Machado Pirozzi; o prefeito de Tombos, Tiago Pedrosa Lazzaroni Dalpério; os promotores de Justiça Pedro Herinques Salles Ribeiro e Guilherme Ferreira Rack (Manhumirim), Vinícius Bigonha Cancela Moraes de Melo (Espera Feliz); representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, servidores, estagiários e colaboradores do MPMG, além de outras autoridades locais.
Para o promotor de Justiça Pedro Henriques, que atua na Promotoria de Justiça de Manhumirim e colabora em Tombos, “a nova sede possibilita uma proximidade com a população. Além disso, o MPMG agora ganha uma identidade própria com a nova estrutura. Antes o atendimento era no Fórum e todos trabalhavam em um mesmo espaço. Agora temos melhores condições de receber as demandas da população, inclusive observando a questão das pessoas que têm mobilidade reduzida, como os cadeirantes. Tudo pensado para prestar um serviço melhor ao cidadão”.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, “Tombos tem uma importância histórica para Minas Gerais e por isso se faz necessária uma sede melhor estruturada. Além disso, por ser um município que está na divisa com o Rio de Janeiro está sujeito a diversos tipos de crimes. O Ministério Público precisa das suas sedes para prestar melhores serviços à população, além de garantir melhores condições de trabalho para os membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPMG”.
Para o próximo mês estão previstas inaugurações de duas sedes do MPMG no Sul do estado, sendo uma em Guaranésia e outra em Extrema. Além disso, o Ministério Público pretende inaugurar, em Varginha, a primeira sede regional da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC). Em Belo Horizonte a UCC foi inaugurada em julho de 2022.