Equipe de Ubá realiza visita técnica ao Parque Municipal da Lajinha
![Equipe de Ubá realiza visita técnica ao Parque Municipal da Lajinha](https://zonadamatanews.com.br/uploads/images/2024/11/image_750x_6745a82be8b7f.jpg)
No dia 21 de novembro, a equipe da Divisão de Regularização e Desenvolvimento da Prefeitura de Ubá realizou uma visita técnica ao Parque Municipal da Lajinha, em Juiz de Fora. O objetivo foi conhecer as estruturas e os manejos necessários para a gestão de uma unidade de conservação aberta ao público, visando aplicar essas experiências no Parque Florestal Municipal de Ubá (Horto Florestal).
A iniciativa faz parte de um plano de melhorias contínuas para transformar o Horto Florestal em uma referência para lazer e contato com a natureza. As ações visam, futuramente, abrir o espaço ao público, oferecendo uma excelente opção de convivência para os ubaenses durante a semana e nos finais de semana.
Investimentos e projetos em andamento
O Parque Florestal Municipal de Ubá tem recebido diversas melhorias, incluindo a construção do Centro de Educação Ambiental e a manutenção da trilha do Mirante. Além disso, foi contemplado no Edital de Projetos Ambientais de 2024 com o projeto elaborado pela Pro Biodiversa Brasil, que realizará o Plano de Manejo do Horto Florestal.
A empresa também desenvolveu o Plano de Manejo do Parque Municipal da Serra da Moega. Esse estudo será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) na reunião ordinária do dia 27 de novembro e, posteriormente, disponibilizado integralmente para a população.
“O Plano de Manejo é um estudo essencial para o cadastramento das unidades de conservação Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Essa etapa é fundamental para que o município possa receber recursos provenientes do ICMS Ecológico, que serão destinados à melhoria das unidades de conservação e à proteção ambiental. Com essas ações, a Prefeitura de Ubá reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população, investindo em projetos que promovem a preservação do meio ambiente e oferecem espaços qualificados para o lazer e a educação ambiental”, explicou o Supervisor da Seção de Áreas Protegidas, Clima e Biodiversidade, Paulo Pereira Gomes.