Na última semana, o Conselho Municipal de Saúde (CMS-Divinésia), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a primeira edição da Conferência Municipal de Saúde Mental de Divinésia, que reuniu cerca de 60 participantes no salão do CRAS. Trazendo à luz o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial do SUS”, o evento contou com a presença dos palestrantes e Psicólogos, José Eduardo Moreira Amorim e Paulina Martins dos Santos.
Durante a abertura, a Chefe do Executivo, Cirlei Freitas, exaltou a iniciativa. “Primeiramente eu gostaria de parabenizar aos envolvidos pela organização da Conferência. Garantir a assistência em saúde mental para os cidadãos é uma de nossas prioridades e esse evento nos trará novas ideias para a melhoria do atendimento”, destacou. Na sequência, a responsável pela pasta, Mariléa Alves, pontuou a importância do encontro para ações futuras. “Esse debate é fundamental para nos mostrar as necessidades do município, nortear nossas ações e estabelecer objetivos para o trabalho no campo da saúde mental daqui para frente”, declarou.
Em sua fala, José Eduardo avaliou a atual conjuntura mundial e afirmou que o cenário pós-pandemia será preocupante. “Estamos terminando a pandemia do coronavírus e iniciando outra da saúde mental, a começar pela presença de determinados comportamentos que são fruto dessa quarentena. A partir de agora, a saúde mental será a primeira preocupação dos gestores públicos”, avaliou. Ao término das palestras, os presentes se reuniram em grupo para discutir e criar propostas em âmbito municipal, estadual e federal, as quais serão compiladas pela comissão de relatoria da Conferência e, posteriormente, encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde.