Prefeitura de Coimbra iniciou a reforma do órgão da Igreja Matriz de São Sebastião

Prefeitura de Coimbra iniciou a reforma do órgão da Igreja Matriz de São Sebastião

Cuidar bem do Patrimônio Cultural é preservar a história e a identidade da população. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, por meio do DMCDT (Departamento Municipal de Cultura, Desporto e Turismo), iniciou a reforma do instrumento órgão, localizado na Igreja Matriz de São Sebastião.

A reforma será completa, e seus 314 tubos passarão por reparos. O responsável pelo trabalho de restauração, é Ricardo Clerice, o mesmo técnico organista que havia feito a primeira manutenção do instrumento no ano de 1986, a primeira pós sua instalação em 1954 pelo italiano Salvatore Lanzillotta.

Houve uma segunda reforma em 1995, mas apenas peças externas foram adicionadas (com finalidade estética). Nessa ocasião, outros ornamentos foram incorporados, incluindo a imagem de Santa Cecília talhada em madeira foi adicionada ao topo do órgão. Segundo Ricardo, as peças do órgão são todas originais e cerca de 20% são de origem francesa, enquanto o restante foi construído em madeira pelo italiano que fez a instalação.

Desde a primeira manutenção até hoje, as modificações feitas pelo restaurador se mantiveram, mas precisam ser substituídas. De acordo com o profissional, o órgão passará por uma reforma completa que demandará tempo, já que o material das flautas (que não são fabricadas atualmente) será trocado, as partes de madeira receberão um tratamento à prova de cupins. Já os tubos serão realinhados e afinados para que, finalmente, possam ser utilizados.

A previsão é de que a reforma seja concluída ainda este ano. Logo mais os coimbrenses poderão ouvir novamente o som do instrumento. O órgão, instalado na Matriz de São Sebastião, tem 72 anos e é um patrimônio do município de Coimbra, tombado em 2006.

A igreja Matriz de São Sebastião, se localiza em frente à praça principal do município, praça Arthur Bernardes. Possuindo uma beleza do templo, com imagens por todo local, nos seus vitrais a representação bíblica, no teto do altar possui a pintura do padroeiro da cidade e na parte da frente da igreja acima a entrada possuiu um órgão, que foi feito sob medida para o coro da igreja, assim ele não pode ser alocado em outro lugar da matriz. A igreja possui um órgão, na parte de traz da igreja acima da porta de entrada principal, local onde fica o coro, no qual é classificado na categoria “romântico”, pois possui recursos sonoros que permitem abordar a literatura do período romântico do século XIX . O bem foi feito sob medida para o coro da igreja, assim ele não pode ser alocado em outro lugar da matriz.