Luta Antimanicomial: Saúde promove evento na Praça São Januário em Ubá

No dia 19 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Atenção e Promoção em Saúde, realizou, na Praça São Januário, uma ação pela valorização da saúde mental e pela luta antimanicomial.
Durante o evento, foram ofertados à população serviços de aferição de pressão e glicemia, massagem, oficinas e apresentações de trabalhos, apresentação dos corais Andorinhas e Vozes Vivas, e alongamento.
A mobilização buscou, ainda, a divulgação do trabalho desempenhado pela Rede de Atenção Psicossocial do município e dos serviços prestados nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS AD III e CAPS II Guida Sollero, no Serviço Residencial Terapêutico (SRT) e no Ambulatório de Saúde Mental.
A ação contou apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer; dos alunos dos cursos de enfermagem e psicologia da FUPAC; do ambulatório de Saúde Mental Municipal, da Policlínica; e da COPASA.
18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil. O movimento antimanicomial é marcado pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, por uma sociedade sem manicômios, pelo cuidado em liberdade para superação do preconceito às doenças mentais e a favor da vida em sua diversidade e pela busca de um tratamento mais humano aos usuários do Sistema de Saúde Mental.
A Política Nacional de Saúde Mental veio para substituir o modelo centrado no hospital psiquiátrico por um modelo de serviços comunitários que promovam um tratamento interdisciplinar singularizado às pessoas com questões de saúde mental com atuação em rede de atenção com outros serviços, oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).