Prefeitura de Viçosa promove ações de combate à violência contra a mulher.

Prefeitura de Viçosa promove ações de combate à violência contra a mulher.
A Prefeitura de Viçosa, por intermédio do Setor de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Governo e com participação de outras secretarias, estará promovendo várias ações voltadas à conscientização e ao apoio à mulher durante todo o mês, dentro da proposta da campanha “Agosto Lilás”.
Dentro desta proposta, no sábado, 2, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Mara Iamin, esteve no Tiro de Guerra ministrando uma palestra sobre consciência e mobilização referente à violência contra a mulher.
Com o mesmo propósito, na segunda-feira, 04, Mara se reuniu com o Major Felipe Henrique de Oliveira, comandante da 10ª Cia PM Independente de Viçosa, para tratar de uma blitz educativa envolvendo o tema. Inclusive, a Polícia Militar possui uma Rádio Patrulha de proteção à mulher.
Participaram também desta reunião, Nádia Andrade (coordenadora do Creas e também representando a secretária Municipal de Assistência Social, Marise Alves Silva Pinto), tenente Alexandro, cabo Uelinton e cabo Rosilene.
No próximo sábado, 9, na Praça Silviano Brandão, acontece o “Tenda na Praça”, uma ação integrada, envolvendo as secretarias de Assistência Social, Agropecuária, Educação, Desenvolvimento, Saúde e Cultura, com informações sobre as políticas de segurança pública, saúde e de apoio psicológico, jurídico e socioeconômico às vítimas.
Mara disse ainda que, dentro das propostas, consta um trabalho educativo nas escolas municipais, por intermédio de desenhos e redações dos alunos abordando o tema: “Reforçamos que o enfrentamento à violência contra a mulher deve ser um compromisso de todos os dias”, ressaltou.
A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência - física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
A escolha do mês de agosto se deu porque nesse mês foi sancionada a Lei Maria da Penha, em 2006.