Servidora do Social é homenageada pela Justiça de Minas Gerais

Trabalho foi reconhecido com medalha concedida a pessoas cuja atuação se destaca junto ao Poder Judiciário

Servidora do Social é homenageada pela Justiça de Minas Gerais

A gerente geral de acolhimento institucional e coordenadora da Casa da Juventude, Cláudia Aparecida Mendes Garcia Liquer, foi agraciada com a medalha “Desembargador Hélio Costa” pelo Fórum de Justiça de Ubá. A entrega foi realizada no dia 07 de dezembro, no Fórum Desembargador Câncio Prazeres. A cerimônia foi presidida pelo juiz e diretor do Foro da Comarca de Ubá, Dr. Felipe Teixeira Cancela.

A Medalha Desembargador Hélio Costa é entregue a cada dois anos a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça em Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade. A escolha do homenageado é feita por uma comissão presidida pelo juiz diretor do Foro da Comarca; um promotor da Comarca, um representante local da OAB-MG, pelo prefeito e pelo presidente da Câmara Municipal.  Esta foi a primeira vez que um servidor da Prefeitura de Ubá foi agraciado com a homenagem. A escolha pelo nome de Cláudia foi unânime entre os integrantes da comissão, à época formada pela então diretora do Foro, Dra. Cristiane Mello Gasparoni; pela promotora pública Dra. Tais Melo Lamin; pelo presidente da 30ª subseção OAB - Ubá, Dr. Miguel Poggiali Gasparoni; pelo prefeito Edson Teixeira Filho; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Reis Filgueiras e pelo chefe de gabinete do prefeito, André Resende Padilha.

Durante o evento foi relembrada a trajetória profissional de Cláudia, com destaque para sua atuação na administração pública em Ubá, que começou em 2017. Cláudia atuou como gerente de Proteção Social Básica, gerente de Proteção Social Especial, coordenadora da Casa da Juventude e está à frente da implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no município.

“Minhas palavras são de gratidão, e grande é minha alegria. Tudo o que fiz para chegar até aqui foi com carinho, dedicação e amor. E não seria possível estar aqui hoje se no dia 02 de janeiro de 2017 o prefeito Edson não tivesse me confiado um lugar em sua gestão, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, que me acolheu e me integrou à sua equipe, e de quem nunca faltou incentivo e apoio em tantas questões complexas vivenciadas desde então. Acumulei por vários anos a gerência e coordenação da Casa da Juventude, e não tem explicação o amor que tenho por cada adolescente acolhido, que vai muito além de ser uma coordenadora e tutora legal, pois me sinto realmente mãe de cada um que lá está ou por lá passou”, disse Cláudia em seu discurso de agradecimento. Também foram realizadas homenagens a ela feitas pelos familiares e colegas de trabalho.

Mencionado no discurso de agradecimento, o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, também exaltou as qualidades de Cláudia e sua contribuição para o serviço da SMDS. “A Cláudia, com sua dedicação, tenacidade e delicadeza, sempre foi uma peça chave e um elo entre o Desenvolvimento Social, o Judiciário e a Promotoria Pública, facilitando o diálogo e o trato de questões do nosso trabalho. Esse reconhecimento recebido por ela nos deixa orgulhosos e exalta seu valor como profissional e como pessoa”, disse Flávio.

Na solenidade, também foi realizada a inauguração dos quadros das fotos dos juízes Dra. Joyce Souza e Paula e Dr. Thiago Brega de Assis, que atuaram na comarca de Ubá.

Também estiveram presentes no evento o  prefeito de Ubá, Edson TeixeIra Filho; o juiz da comarca de Juiz de Fora, Dr. Thiago Brega de Assis; a juíza da comarca de Juiz de Fora, Dra. Joyce Souza de Paula; o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o promotor Dr. Bruno Guerra de Oliveira; o presidente da 30ª Subseção da OAB Ubá, Dr. Miguel Poggali Gasparoni; o defensor público, Dr. Júlio César de Castro Martins; o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, servidores do Fórum e da Prefeitura de Ubá, amigos e familiares da homenageada.

Biografia

Cláudia Aparecida Garcia Mendes Liquer é graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia. Foi professora do Curso Técnico de Segurança do Trabalho pela Unipac/Campus Piraúba, das disciplinas de Ética Profissional e Psicologia. Atuou como psicóloga clínica em Piraúba por 16 anos consecutivos. Foi coordenadora do Posto de Saúde no distrito de Campestre, município de Astolfo Dutra, onde também foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atuou na coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piraúba. Na Prefeitura de Guarani, atuou como psicóloga clínica, sendo também referência técnica do Programa de Tabagismo, e foi psicóloga clínica na Fundação Casa Amarela. É integrante voluntária do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (Grapac) e do Grupo “Sorrir Doutor”, levando alegria aos pacientes internados nos hospitais de Ubá. Foi voluntária no Departamento Médico da Maçonaria (Dames) atuando como psicóloga clínica. É integrante ativa na Ordem da Estrela do Oriente Paramaçônica ocupando, por dois mandatos consecutivos, o mais alto cargo de Digna Matriarca. É casada e tem dois filhos.