Comissão Técnica apresenta diagnóstico da situação nutricional dos ubaenses
Dados foram coletados através das Chamadas Nutricionais realizadas em equipamentos sociassistenciais do município
Em reunião promovida na manhã desta segunda-feira (20), membros da Comissão Técnica de Estudo do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ubá (COMSEA) apresentaram um diagnóstico sobre a situação nutricional dos ubaenses, com foco especial naqueles atendidos pelos serviços públicos do município.
O levantamento foi baseado na análise de dados antropométricos (medição de peso e altura) e na aplicação de questionário reduzido da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e de marcadores de consumo alimentar. Os dados foram coletados junto aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Convivência e do Centro POP, por meio das Chamadas Nutricionais.
Nos próximos meses, uma nova rodada de avaliações será realizada junto aos participantes dos grupos de atividade física promovidos no município. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o estado nutricional da população.
O diagnóstico é a primeira etapa para a implementação do Projeto NUTRISAN. Este projeto visa oferecer ações intersetoriais de atenção, proteção e cuidado a indivíduos e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
As próximas etapas do projeto incluem a reavaliação anual dos indivíduos para atualização do diagnóstico; o monitoramento, através da criação de um banco de dados unificado, que integra informações do CadÚnico, Banco de Alimentos, da Saúde e da Alimentação Escolar; a intervenção intersetorial com a criação de um fluxo de atendimento a indivíduos e famílias em insegurança alimentar e nutricional, envolvendo os setores e políticas municipais pertinentes; a implementação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ubá (CAISAN), criada pela Lei Municipal 4.591, de 05 de setembro de 2018 e a Elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
O NUTRISAN é uma iniciativa da Comissão Técnica de Estudo do COMSEA, que envolve representantes da Seção de Segurança Alimentar/Banco de Alimentos, da Secreta Executiva dos Conselhos e do setor do CadÚnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, da Atenção Primária e Secundária (Equipe Multidisciplinar e Policlínica) da Secretaria Municipal de Saúde e dos setores de Nutrição e Serviço Social da APAE/Ubá.
Diagnóstico
Nos meses de março e abril de 2024, durante as Chamadas Nutricionais, cerca de 200 adultos, adolescentes e crianças atendidos em equipamentos sociassistenciais do município passaram por avaliação de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde.
A análise dos dados coletados, apontou que:
- 58% dos indivíduos avaliados apresentaram algum desvio nutricional, sendo que 8% estavam com baixo peso, 26% com sobrepeso e 24% com obesidade;
- 55% indivíduos avaliados apresentaram algum nível de insegurança alimentar e nutricional (IAN), com 36% em IAN leve, 8% em IAN moderada e 11% em IAN grave;
- 92% dos entrevistados relataram consumir habitualmente feijão; 86% afirmaram comer regularmente frutas frescas; 83% ingerem verduras e legumes; 60% consomem hambúrguer e/ou embutidos; 73% ingerem bebidas adoçadas; 57% consomem macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e biscoito salgado; e 62% comem biscoito recheado, doces ou guloseimas.
Os indivíduos e famílias identificados em potencial risco para insegurança alimentar e nutricional terão atendimento prioritário nos Equipamentos Públicos e Sociais de Segurança Alimentar e Nutricional como o Bancos de Alimentos e nos programas de segurança alimentar e nutricional como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.