Associação Andorinhas lança Agenda 2024 com imagens do Alto Caparaó

Associação Andorinhas lança Agenda 2024 com imagens do Alto Caparaó

A reportagem do ZM News, esteve na sede da Associação Ubaense de Saúde Mental (Andorinhas), no bairro Caxangá e fomos recebidos pela Fernanda Parma, assistente social e pela recreadora, Emilene Miquelito, para conhecer o projeto da nova agenda 2024 da Andorinhas. Ao adquirir uma agenda, que tem o valor de 47 reais, você ajuda a manutenção dos projetos e contribuírem para que esse grupo de pessoas encontre o melhor dentro de si.

A Andorinhas - Artes e Culturas é uma organização que se dedica a projetos de reabilitação psicossocial por meio da arte, cultura, oficinas de geração de renda, economia solidária, atividades sociais, econômicas, políticas, literárias e culturais. Desenvolvemos oficinas terapêuticas de artesanato, reciclagem, fotografia, pintura em telas, poesia, marcenaria, culinária e viagens culturais que servem de inspiração para as oficinas de artes visuais. A missão da organização é proporcionar às pessoas com sofrimento mental a oportunidade de inclusão social através da valorização do potencial criativo de cada sujeito.

A assistente social, Fernanda Parma fala sobre o tema da Agenda 2024, que tem como capa, o Alto do Caparaó.

 “Fizemos uma viagem em 2023 na cidade de Alto do Caparaó, município de Minas Gerais, que serviu de inspiração. Essas imagens trouxeram criatividade e enriquecimento cultural para nossas oficinas e exposições de artes visuais. Algumas imagens podem ser conferidas no interior e na capa da agenda 2024”.

A Associação Andorinhas - Artes e Culturas é conhecida pelo seu trabalho pioneiro de reinserção social através da arte, cultura e economia solidária. Ela atua como prestadora de serviços no CAPS AD III, dispositivo da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ubá, ajudando pessoas em sofrimento mental associado ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Todos os projetos fomentados pela Andorinhas têm por objetivo a expressão subjetiva de cada indivíduo, bem como sua reinserção social. A economia solidária se baseia na ideia de colaboração, solidariedade e coletividade, de forma que as relações entre pessoas possam ser mais justas do ponto de vista social e sustentável pelo lado econômico e ambiental.

Entre as oficinas estão pintura em panos de prato, costura, estamparia, artesanatos, reciclagem, bordado e culinária. Os produtos são comercializados e parte do recurso obtido é revertido para a manutenção das oficinas e a outra parte direcionada para o custeio do passeio como forma de todo o grupo se beneficiar do trabalho realizado.

Andorinhas

Contato: (32) 9 9955-5970

Rua Coronel Galdino Teixeira de Abreu, 802

Bairro Caxangá – Ubá - MG