Ubá: Resultado do 5° LIRAa de 2023
Levantamento apontou alto risco de infestação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20/12), o resultado do quinto Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa) de 2023. A pesquisa foi realizada junto a 2.773 domicílios do município, entre os dias 04 e 12 de dezembro, como parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika.
Os dados coletados apontaram Índice de Infestação Predial pelo Aedes aegypti (IIP) de 5,8%, indicando ALTO RISCO de transmissão de arboviroses. No último levantamento, realizado no mês de outubro desse ano, o índice foi de 4,9%.
Os recipientes infestados com maior frequência em Ubá foram os depósitos móveis como vasos, pratos de plantas e bebedouros e os depósitos utilizados no armazenamento de água ao nível do solo, como tonéis, tambores e barris, totalizando 86% dos focos. Veja AQUI o resultado completo.
Esse resultado reforça a necessidade do engajamento da comunidade para conter a propagação do Aedes aegypti e na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, adotando medidas simples e eficazes, entre elas:
- Permitir a visita dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde, para monitoramento, tratamento e eliminação dos focos no domicílio;
- Manter as lixeiras sempre tampadas e o quintal sem lixo e entulhos ;
- Colocar garrafas e baldes de cabeça para baixo;
- Manter reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios;
- Manter limpos e protegidos por tela os ralos;
- Não usar pratinhos que acumulam água sob os vasos de planta;
- Limpar semanalmente, com bucha ou escova, os bebedouros dos animais;
- Manter canaletas e calhas desobstruídas para não acumularem água das chuvas;
- Fazer manutenção periódica de piscinas e caixas d’água;
- Manter bem tampados depósitos utilizados no armazenamento de água, como tonéis, tambores e barris.