Prefeitura de Viçosa e Emater local continuam capacitação de feirantes

Prefeitura de Viçosa e Emater local continuam capacitação de feirantes
Uma capacitação sobre procedimento operacional padrão, voltada para feirantes de produtos processados, frutas e vegetais, foi realizada na manhã de quinta-feira, 20, na sede da Epamig local, na Vila Giannetti. O objetivo do encontro foi o de proporcionar o acesso a produtos de qualidade, garantindo segurança alimentar e nutricional à população.
A iniciativa foi da Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Semag (Secretaria de Agropecuária), em parceria com a Emater local. O secretário de Agropecuária de Viçosa, Sérgio Moreira Martins (Serjão), informou que o evento faz parte da segunda etapa do treinamento de capacitação de formação para os produtores de agroindústria, que trabalham com manipulação e derivados de leite e carne: “na primeira etapa, capacitamos na manipulação de alimentos. E agora nós estamos capacitando no POP (Procedimentos Operacionais Padrões) para cada atividade”, explicou.
No encontro, Serjão lembrou aos feirantes da importância da capacitação e parabenizou a todos por estarem participando, preocupados com a qualidade e a manipulação dos alimentos. Falou ainda do interesse do prefeito Ângelo Chequer em atender ao produtor da melhor maneira possível, para que ele possa obter melhor ganho com a sua produção: “uma das formas de ganhar dinheiro é produzir um produto de qualidade que tenha mais valor agregado”, concluiu.
Lembrou ainda que, futuramente, é projeto do Prefeito abrir mais pontos de venda na cidade, com novos pontos de feira e será importante que todo o pessoal que vai participar das feiras para comercializar seus produtos participe das capacitações oferecidas pela Emater local.
Ainda na capacitação, Vera Lúcia Rodrigues Fialho, diretora de Agropecuária e Extensão Rural da Semag, lembrou que, ao todo, são em torno de 80 feirantes cadastrados. Desses, 70% são de Viçosa, 30% de fora. Disse ainda que a organização da feira vai privilegiar os produtores locais, mas sem descartar os parceiros de cidades vizinhas.