Plenário aprova primeiro Código de Ética e Conduta do Crea-MG
Documento consolida valores e padrões éticos do Conselho e marca avanço na implementação do Programa de Integridade
O Plenário do Crea-MG aprovou, na quinta-feira (4/12), o primeiro Código de Ética e Conduta da instituição. O documento reúne, de forma clara e acessível, os princípios, valores e padrões esperados de todos que atuam no Conselho, desde empregados e estagiários até conselheiros, diretores, inspetores e prestadores de serviço.
A criação do Código foi uma iniciativa estratégica da Presidência, com foco na consolidação da Política de Integridade do Crea-MG. O texto atende a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), diretrizes do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e segue boas práticas já adotadas em outros órgãos públicos.
Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, o documento representa um marco institucional.
“O Código de Ética e Conduta reforça o compromisso do Crea-MG com a transparência, a responsabilidade e o respeito. É um instrumento que orienta nossas decisões e fortalece a confiança da sociedade no trabalho que realizamos”, afirma.
Coordenado pela Controladoria do Crea-MG, o trabalho começou em julho de 2024 quando foi criado um comitê específico para implantação do Programa de Integridade envolvendo diversas áreas. Segundo a controladora do Conselho, Mariana Costa, o processo foi colaborativo e teve como diferencial o uso da Linguagem Simples.
“Fizemos questão de adotar uma redação simples e direta, que facilite a compreensão de todos”, explica Mariana.
O novo Código faz parte o Programa de Integridade e Prevenção à Corrupção do Crea-MG e será acompanhado por ações de comunicação e capacitação em todas as unidades do Conselho. O objetivo é garantir que o conteúdo seja amplamente conhecido e aplicado no cotidiano de trabalho.
Acesse o Código de Ética e Conduta do Crea-MG na íntegra aqui



















