Mais de 8,6 mil alunos iniciam ano letivo na Rede Municipal de Ubá

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ubá iniciaram o ano letivo, presencialmente, no dia 07 de fevereiro. Ao todo, mais de 8,6 mil alunos foram recebidos nas salas de aulas das 32 unidades escolares do município.
Com a temática “Educação: Saberes em Conexão”, a proposta pedagógica desenvolvida para 2022 estará focada na recuperação das dificuldades de aprendizagem causadas pela pandemia. Como estratégia, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), está implantando em toda a rede um Sistema de Avaliação que visa identificar as defasagens dos estudantes e agir através de intervenções pedagógicas direcionadas para cada aluno.
“Para este ano, nossa principal meta é promover a alfabetização na idade certa e o letramento dos nossos estudantes, priorizando a humanização, tão necessária em nossas vidas, e acrescentando todas as possibilidades de saberes, utilizando a leitura e a música como instrumentos para o fortalecimento das competências e o desenvolvimento pleno e eficaz para os estudantes nas áreas físicas, cognitivas, afetivas, estéticas, éticas, interpessoais e de inserção social”, explicou a Gerente da Divisão de Apoio Pedagógico, Débora Barros Pinto.
Protocolos da Covid
Para o retorno das aulas presenciais, a adoção dos protocolos e das medidas de prevenção à Covid-19 foram reforçadas junto às famílias e profissionais.
Na entrada das escolas, há aferição da temperatura na chegada. Durante a permanência, todos os alunos e profissionais devem fazer uso do álcool gel e lavar as mãos. O uso de máscara é obrigatório dentro da unidade escolar.
Além disso, casos suspeitos ou positivos serão monitorados e quem tiver contato com essas pessoas deverá respeitar o isolamento social por até sete dias como forma de evitar o contágio.
Nova escola e mais vagas
Em 2022, as Escolas Municipais de Ubá vão atender 8.660 alunos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A capacidade de atendimento aumentou em relação ao ano passado, após a municipalização de cinco escolas e a finalização das obras de construção da Escola Modular, no Residencial Solar de Ubá.