Juiz de Fora ganhará escola SESI para 2 mil alunos
Protocolo de intenções para a construção do empreendimento foi assinado. Barbacena também receberá uma nova escola
Foi assinado ontem, 21 de novembro, o protocolo de intenções para a construção de uma escola SESI em Juiz de Fora, em terreno localizado na Rua Francisco Romanelli, nas proximidades do Terminal Rodoviário Miguel Mansur e do Shopping Jardim Norte, no bairro Mariano Procópio. A unidade será voltada para educação do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com capacidade para cerca de 2 mil alunos. A assinatura do documento foi realizada pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; pelo presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro; e pelo gerente regional SESI/SENAI, Humberto Rezende, na Prefeitura.
Também estiveram presentes o diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; o gerente do SENAI, Vander Montesse; a coordenadora da CIANE (Câmara Integrada de Análise de Novos Empreendimentos) e também secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas de Juiz de Fora, Aline Rocha; o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; e seu assessor, Francisco Campolina.
O empreendimento está em fase de aprovação de projeto tem tramitado na CIANE, visando dar mais celeridade ao processo devido ao interesse público do empreendimento. Em seguida, será aberta a licitação da obra. O terreno possui 6 mil m2, sendo que a área a construir é de 8,5 mil m2, já que o prédio terá quatro pavimentos. A previsão para o início das obras é abril de 2023, com finalização em 18 meses. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2025 e o investimento é de R$ 35,5 milhões.
Ignacio Delgado destacou a importância da instalação da escola na cidade e Heveraldo Castro agradeceu toda a equipe da FIEMG envolvida neste projeto. “Estamos entregando um verdadeiro presente à população. Acredito que será um sucesso”, disse. Humberto Rezende ressaltou que o SESI é a maior rede de ensino privada do estado, com 36 escolas e mais de 20 mil alunos. “Temos uma meta, traçada por nosso presidente Flávio Roscoe, de chegar a 50 mil alunos até o final do seu mandato na FIEMG. E Juiz de Fora não podia ficar fora dessa”, disse. Humberto afirmou ainda que a escola será extremamente moderna, com equipamentos tecnológicos de última geração. A prefeita Margarida Salomão disse ter certeza de que estamos dando início a um empreendimento vitorioso. “Juiz de Fora é um polo de educação e de trabalho. E esse investimento deve ter um tratamento prioritário”, ressaltou.
A FIEMG está fazendo grandes investimentos em todo o estado, reformando muitas escolas e construindo outras. Serão implantadas unidades novas em Juiz de Fora e Barbacena. Várias escolas SENAI da Zona da Mata estão sendo reformadas, como Juiz de Fora, Ubá, Ponte Nova e São João del-Rei. “A nova escola SESI é uma grande conquista para a cidade. Ansiávamos por este empreendimento, que representa um antigo desejo da sociedade: a volta do ensino SESI a Juiz de Fora”, destaca o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Lima de Castro.
A nova unidade em Juiz de Fora amplia a conexão entre a indústria e a sociedade na Zona da Mata. FIEMG e SESI cumprem seu papel de se aproximarem das comunidades em todo o estado, atuando de maneira efetiva na formação dos cidadãos por meio da educação de qualidade, preparando os estudantes para o mundo do trabalho.
Fotos: Graciele Vianna