Informativo Epidemiológico de Arboviroses 01/2024

Informativo Epidemiológico de Arboviroses 01/2024

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar a toda população os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga o Informativo Epidemiológico de Arboviroses 01/2024, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Epidemiológica informa que em 2024, até a 4ª semana epidemiológica, foram constatados 30 casos prováveis de arboviroses sendo, 28 de dengue, um de chikungunya e um de zika vírus. Foram confirmados com exames laboratoriais 02 casos de dengue.

No mesmo período (semana 4) no ano de 2023, foram registrados 10 casos prováveis de dengue, 02 de chikungunya e um de zika vírus, totalizando 13 casos prováveis de arboviroses, sendo confirmados com exames laboratoriais 04 casos de dengue.

IMPORTANTE: Destaca-se que os exames são realizados em laboratório de referência, na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, conforme preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Assim, o tempo de resposta das amostras encaminhadas para análise varia de acordo com a demanda da instituição.

LIRAa

Assim como em janeiro de 2023, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa do ano de 2024, apontou Índice de Infestação Predial pelo Aedes aegypti (IIP) de 5,9%, indicando um “Alto Risco” de surtos de doenças causadas pelo mosquito.

A pesquisa foi realizada no período de 08 a 12 de janeiro, junto a 2.724 domicílios do município. Cerca de 78% dos focos foram encontrados em depósitos móveis como vasos, pratos de plantas e bebedouros e os depósitos utilizados no armazenamento de água ao nível do solo, como tonéis, tambores e barris.

Estado decreta emergência em saúde

Com quase 15 mil casos de arboviroses confirmados e dois óbitos, o Governo de Minas Gerais vai decretar emergência em saúde, ainda nesta semana, para viabilizar contratações e compras de insumos para o combate às arboviroses e se preparar para enfrentar o segundo ano epidêmico para dengue e chikungunya no estado.