Iêda Leal de Souza participa da solenidade do Dia Municipal da Consciência Negra em Ubá

A Secretária de Gestão Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial (SENAPIR), senhora Iêda Leal de Souza, participou da solenidade do Dia Municipal da Consciência Negra, ocorrida na noite desta sexta-feira, 17 de novembro, na Câmara Municipal de Ubá.
Iêda é Pós-Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira – GO e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás – GO.
“Se vocês estiverem preparados, preparadas para continuar a luta de Zumbi e de Dandara, nós não teremos medo de continuar. Não teremos. E eu quero, aqui, dizer para vocês que o Francisco Solano Trindade teve uma vida rica em arte e ele transformou essa arte em luta. E nós, que sabemos o que é perder as pessoas, sabemos que as nossas lutas, quando a gente perde o nosso povo, não se transforma em luto, é luta. Então, eu acho que a gente precisa, eu não poderia sair dessa cidade, que eu estou dizendo que é uma cidade que vai se tornar referência no Brasil como uma cidade antirracista.
Ela será... Eu quero abraçar vocês para entregar um prêmio à cidade. Quero dizer que o José Carlos Limeira disse assim, ele já se foi, não está conosco, foi um poeta, ele disse assim, “por menos que conte a história, não te esqueça o meu povo, se Palmares não vive, se Palmares não vive mais, faremos Palmares de novo”
Vocês de Minas são muito importantes, eu gosto de estar aqui. Então, essa organização municipal que encontra com o nacional, dizendo que a gente precisa nesse dia reverenciar o nosso marco mais importante, Zumbi dos Palmares e Dandara”. Declarou Iêda Leal de Souza
Veja a participação na íntregra da Iêda clicando no vídeo abaixo: