Funcionários e proprietários de supermercados reivindicam aos vereadores a regulamentação da não abertura aos domingos

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá nesta segunda-feira, 08 de maio, diversos proprietários e representantes de supermercados estiveram no plenário para reivindicar aos vereadores a regulamentação da não abertura do comércio aos domingos.
Falando em nome de um grande número de trabalhadores e funcionários desses supermercados, Alexandra Peron, destacou que o comércio na atualidade funciona de 8h às 20h, de segunda-feira à sábado, permitindo atender as necessidades da população ubaense com um horário satisfatório.
“Atualmente, o município de Ubá é referência em toda microrregião com suas indústrias e comércios; portanto, circulam pessoas de diversos municípios, tanto em busca de trabalho quanto para compra de produtos e serviços. Assim sendo, em nossa cidade, apesar do alto fluxo de pessoas e seus habitantes, não são suficientes para suprir a demanda de mão de obra.
É notório que tanto a indústria quanto o comércio sofrem com a falta dessa mão de obra. Porém, o comércio sofre ainda mais devido aos horários noturnos e finais de semana, pois necessita de atendimento ao público, no qual a presença humana não se substitui. Contudo, por se falar em atendimento, já não se encontra mais pessoas de acordo com a demanda para suprir essa necessidade.
E na busca de qualidade de vida, chega a ser desumano falar com a classe trabalhadora numa escala de trabalho onde se inclui o domingo.
Para a maioria desses funcionários, além do descanso, o domingo é quase o único dia para manterem o contato familiar.
Então, além de mostrarmos um cenário onde afirmamos não conseguir manter um padrão de qualidade no atendimento das lojas, acreditamos não sermos justos ao tirar pais e mães de família aos domingos de dentro de suas casas para trabalharem nos comércios dessa cidade.
Também, conscientes de nossa responsabilidade e representatividade, a abertura dos comércios aos domingos desencadeará uma série de fechamentos de empresas de pequeno porte, os quais dependem do faturamento aos domingos para permanecerem abertos, são eles: mercearias com mão de obra familiar, açougues, quitandas, dentre outros. Ressaltamos que, até mesmo a feira livre que é baseada na agricultura familiar e produtos regionais sofrerão, mais uma vez, com uma concorrência desnecessária.
Enfim, buscamos a regulamentação do horário de funcionamento dos supermercados, onde se exclua a abertura dos comércios aos domingos. Acreditamos que possa ser criada essa lei e que se faça cumprir em unanimidade. Que se faça permanecer a regra do comércio que foi aplicada até o ano de 2022, onde a vinda recente de apenas uma empresa resultou na quebra de tal regulamento.
Acreditamos que nós que aqui estamos representando, possamos continuar contando com a parceria e ajuda da prefeitura, percebendo os nossos justos motivos e nos proporcionando apoio, onde não se exclua pequenos, médios e grandes comércios, para que sejamos competitivos dentro de uma mesma regra.
Contudo, os supermercados fortalecidos poderão proporcionar melhor qualidade de vida para seus milhares de funcionários que aqui representamos em nossa totalidade”. Exaltou Alexandra Peron
O convite referente a esta pauta foi feito pelo Vereador Célio Lopes que contou com comerciantes atuantes em cada um dos bairros e centro de Ubá, possuindo a maioria mais de 20 (vinte) anos de atuação.
- Supermercados Nova Era (Bairro Louriçal e Rodovia Ubá x VRB)
- Super POP (Centro)
- Supermercado Vieirão (Centro)
- Supermercado Matias (Bairro Vila Casal)
- Supermercado Eldorado (Bairro Eldorado)
- Supermercado Carinho (Bairro Caxangá)
- Supermercado Sacola Silva (Bairro Industrial)
- Supermercado BIG (Bairro Santa Bernadete)
- Supermercado Galvão (Bairro Santa Bernadete)
- Supermercado Líder (Bairro Ponte Preta)
- Supermercado Oliveira (Bairro Meu Sonho)
- Supermercado Fortaleza (Bairro Louriçal)