Estudante Ubaense ganha medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática
O Ubaense Rafael Araújo Miari, de 10 anos, ganhou medalha de ouro na OBI – Olimpíada Brasileira de Informática, uma olimpíada realizada pela Unicamp composta de três fases, o jovem obteve o 2º lugar entre 14.479 participantes. Já na OBR, Olimpíada Brasileira de Robótica foi ouro com premiação de MÉRITO estadual. A OBI e segue o mesmo conceito de competições renomadas, como as Olimpíadas de Matemática e Física.
Apaixonado por olimpíada, o garoto conquistou várias medalhas em outras modalidades, entre elas matemática, astronomia e ciências. Rafael, participa também de competições internacionais, sendo sua última conquista a medalha de prata na SMC Singapore Math Challenge de Singapura. O garoto foi identificado com Altas Habilidades e Superdotação. Onde o cérebro tem uma capacidade de aprender acima da média em uma ou mais áreas.
O Estudante do 5 ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais da cidade de Ubá, participa das competições de forma independente da escola. Ele conta com uma escola parceira para realizar algumas competições. A dedicação aos estudos tem o apoio da família, especialmente da mãe, Carla Priscila.
Segundo Carla, a rotina de Rafael é preenchida com a escola e estudos extras, aulas de bateria, tempo com a família e futebol, atividade que ele gosta bastante.Os pais da criança entendem que apesar das altas habilidades, o garoto precisa de tempo para brincar e se divertir.
Idealizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas do Brasil, como Matemática, Física e Astronomia.
O objetivo da OBI é despertar o interesse dos estudantes em uma ciência essencial na formação educacional contemporânea (ciência da computação), por meio de uma atividade que combina desafio, criatividade e um saudável espírito de competição. A organização da OBI é responsabilidade do Instituto de Computação da Unicamp.
Todos os estudantes recebem um certificado de participação. Os melhores alunos da modalidade programação são convidados para participar de um curso de programação oferecido pela organização da OBI. Os melhores alunos do nível 2 participam também do processo seletivo para a Olimpíada Internacional de Informática, onde quatro alunos brasileiros são selecionados para representar o país nesta competição.