Vereadora Soninha cobra pagamento atrasado da Casa de Apoio em BH e de psiquiatras da rede municipal

Vereadora Soninha cobra pagamento atrasado da Casa de Apoio em BH e de psiquiatras da rede municipal

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá, realizada na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, a vereadora Soninha (PRD) fez um pronunciamento contundente na tribuna, direcionando críticas e questionamentos à Secretaria Municipal de Saúde. A parlamentar cobrou explicações sobre o atraso no pagamento de funcionários da Casa de Apoio de Ubá em Belo Horizonte, além de apontar pendências financeiras com médicos psiquiatras que prestam serviços à rede municipal.

“O pessoal de Ubá corre o risco de ficar sem a Casa de Apoio”

Soninha relatou que recebeu ligações do responsável pela Casa de Apoio informando que os pagamentos estão atrasados há dois meses, situação que compromete a manutenção do serviço que acolhe ubaenses que precisam de tratamento médico na capital mineira.

“Sr. Presidente, o rapaz que toma conta lá da Casa de Apoio em Belo Horizonte já me ligou duas vezes, entendeu? Que o pagamento está em atraso. [...] Daqui a uns dias, o pessoal de Ubá não vai poder mais ficar na Casa de Apoio. Eles vão negar, porque eles não têm condições de manter uma Casa de Apoio sem que faça o pagamento dela, sendo que tem a emenda minha”, afirmou a vereadora.

Segundo ela, os recursos necessários para a manutenção do espaço estão garantidos por emenda parlamentar de sua autoria, já repassada ao município. Por isso, cobrou do secretário de Saúde uma justificativa para a demora nos repasses.

Atraso também atinge profissionais da saúde mental

Além da situação da Casa de Apoio, Soninha destacou que profissionais psiquiatras também não receberam seus pagamentos, o que pode afetar o atendimento à população em um setor já considerado sensível e sobrecarregado.

“E também os psiquiatras, né? Tem uns que chegaram até a mim, que o pagamento deles não saíram. Então, também é outra coisa. Eu queria perguntar ao secretário de Saúde o porquê do atraso do pagamento dos psiquiatras”, acrescentou.

Vereadora exige resposta da Secretaria de Saúde

Soninha finalizou seu pronunciamento exigindo um posicionamento claro da Secretaria Municipal de Saúde sobre os motivos do atraso e alertou para os impactos sociais e humanitários que podem ocorrer caso a situação não seja resolvida com urgência.

“Eu queria que ele olhe isso aí com carinho, porque tem o dinheiro lá para pagar. Então, que faça o pagamento da Casa de Apoio”, concluiu.

A reportagem do Zona da Mata News aguarda manifestação oficial da Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso e acompanhará os desdobramentos desta cobrança feita em plenário.