Vereador André Alves (PL) celebra aprovação da lei que veta aterro sanitário em Ubá

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá nesta segunda-feira (07), o vereador André Alves (PL) fez um pronunciamento firme e emotivo a respeito da promulgação do Projeto de Lei nº 34/2025, que proíbe a entrada de resíduos sólidos oriundos de outros municípios para disposição final em Ubá. O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 9 de junho pelos 15 vereadores da Casa, mas não foi sancionado dentro do prazo pelo prefeito municipal.
O parlamentar iniciou sua fala parabenizando o Executivo pelas recentes entregas e reformas, com destaque para a inauguração da nova ala de pediatria no Hospital São Vicente de Paulo. No entanto, pontuou que a ausência do nome do provedor da instituição, Bruno, nas placas de inauguração, foi uma falha simbólica. “Mesmo que ele talvez nem quisesse, era uma forma de reconhecer o trabalho importante que ele vem realizando”, destacou.
Em seguida, André exaltou o produtor rural Marco Antônio Moreira, da Fazenda Varginha, em Ubari, pelo destaque no Torneio Leiteiro. “Mais do que um troféu, ele está ajudando a elevar a qualidade do nosso rebanho e valorizando a pecuária da nossa região. Isso merece todo o nosso reconhecimento, principalmente para nós que integramos a Comissão de Agricultura”, afirmou.
Contudo, o tom do discurso se intensificou ao abordar a ausência de sanção por parte do Executivo ao projeto que veda a instalação de aterro sanitário regional em Ubá. Utilizando uma analogia bíblica, André comparou o gesto do prefeito à atitude de Pôncio Pilatos. “O povo, neste momento, é como Jesus, que não teve sua voz ouvida. E o prefeito lavou as mãos, deixando de assinar um projeto que foi aprovado por todos nós, representantes do povo.”
O vereador destacou ainda que, segundo o Regimento Interno da Câmara, a ausência de manifestação por parte do Executivo no prazo legal resulta na sanção tácita do projeto. “Ou seja, o projeto está aprovado, está em vigor, mesmo sem a assinatura do prefeito. Parabéns à população de Ubá, de Diamante, de Rodeiro, Sobral Pinto, Astolfo Dutra. Essa é uma vitória do povo.”
André concluiu sua fala ressaltando que agora cabe ao presidente da Câmara, José Maria Fernandes (PL), a promulgação formal da lei, conforme já anunciado por ele próprio. “Cabe agora ao presidente promulgar e publicar essa conquista que é de todos nós. Parabéns aos 15 vereadores que votaram a favor. Isso é respeito ao nosso território, à nossa gente e ao futuro da nossa cidade.”
A fala de André Alves foi recebida com atenção por seus pares e pelo público presente, marcando mais um capítulo na mobilização do Legislativo ubaense contra a instalação de um aterro sanitário regional no município.