Ubá: Mais de 8.600 alunos iniciaram o ano letivo de 2023 na Rede Municipal de Ensino

As aulas para os mais de 8.600 estudantes das 33 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ubá foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 06 de fevereiro. Para receber os novos alunos e também os que retornam para mais um ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma série de ações que vão proporcionar um ambiente ainda mais favorável para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Os alunos encontraram um ambiente escolar mais atrativo e confortável, com novos mobiliários e playgrounds, com bibliotecas equipadas e renovadas e com professores valorizados e com formação para desenvolver as melhores práticas pedagógicas.
“Hoje é um dia muito importante para todos nós da Rede Municipal de Ensino de Ubá. É o primeiro dia do ano letivo, é o início de uma nova história a ser contada pela Escola, pais e crianças. Nossas equipes das 33 escolas estão preparadas para receber cada um de nosso alunos, sempre prezando pelo bem estar e segurança de todos. O ano que se inicia será repleto de desafios e concretização de sonhos, serão sedes de escolas e creches sendo construídas, várias escolas recebendo melhorias de infraestrutura e ampliações, um Novo Centro Educacional nascendo. Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo levar o que há de melhor na educação para nossas crianças. Os educadores e gestores da educação deverão ser protagonista nesse cenário, pensando no desafio de tornar a escola um ambiente cada vez mais acolhedor e integrado com a comunidade. Garantir as condições para que esse ano letivo de 2023 seja o mais próspero possível, com foco total na aprendizagem de nossos estudantes é um compromisso para todos nós que estamos na Educação.
Toda a Equipe escolar está com muita saudade e pronta para dar acolhimento a cada um de nossos queridos alunos”, disse o Secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima.
Todas as escolas do município receberam novos playgrounds e parques infantis.
Confira algumas ações desenvolvidas na Rede Municipal:
Proposta Pedagógica
Durante o ano letivo de 2023, “Educação - Conexão para a Vida” será o tema norteador de todo o trabalho educacional desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubá. A proposta visa o trabalho com as habilidades socioemocionais, com foco na ideia de conectar as habilidades humanas aos saberes.
Além disso, busca a alfabetização e letramento dos estudantes no tempo certo, a partir da intensificação de ações voltadas à recomposição da aprendizagem, privilegiando a leitura e seus mais diversos desdobramentos, como fonte de inspiração para a busca do autocuidado e, consequentemente, da autonomia.
“Essa proposta pedagógica reafirma o compromisso da Rede Municipal em contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, incorporando competências e habilidades que vão além do aspecto cognitivo da aprendizagem. Acreditamos que trabalhando a partir desse viés, os estudantes serão capazes de adquirir as atitudes e habilidades necessárias para respeitar as diferenças, agir positivamente para o bem comum, entender e gerenciar emoções, administrar as situações do cotidiano, estabelecer bons relacionamentos e tomar decisões de maneira responsável”, explicou a Gerente da Divisão de Apoio Pedagógico da SME, Débora Barros Pinto.
Nova sede para a E.M. Nair de Araújo está sendo construída no bairro Palmeiras
Jornada Educativa
Entre os dias 23 e 27 de janeiro, a SME realizou a Jornada Educativa, um conjunto de treinamentos destinados aos diretores, supervisores, técnicos em educação e cantineiras da Rede Municipal de Ensino.
As reuniões abordaram temas como: gestão dos recursos financeiros e prestação de contas; processos de contratação e nomeação de professores, técnicos em educação, agentes administrativos e estagiários; organização e planejamento para as atividades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e nutrição escolar, e tiveram o objetivo de preparar os diversos profissionais que atuam nas escolas do município para o início do ano letivo de 2023.
Novos Uniformes
Desde o dia 30/01, estudantes da Rede Municipal de Ensino estão recebendo os novos uniformes. Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II receberão um kit com duas camisas, short ou short/saia, meias e tênis. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberão duas camisas.
No total serão entregues 52.800 peças. A aquisição dos uniformes representa um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, com recursos próprios do município.
Mobiliários e Playgrounds
A fim de melhorar ainda mais a qualidade do ensino, a ambientação dos alunos e dos profissionais da educação e a inclusão das crianças com deficiência, a SME realizou a compra de novos mobiliários e parques infantis para equipagem das escolas da Rede.
Ao todo, foram adquiridos 3.485 equipamentos de mobiliário e 27 playgrounds, com investimento de mais de R$ 6,52 milhões em recursos próprios.
Quadra poliesportiva da E.M. Professora Conceição Gomes Caputo passa por reformas e recebe cobertura
Mais investimento em Educação
A ampliação do quadro efetivo e qualificação dos profissionais da Educação e a melhoria da infraestrutura e das instalações das escolas da Rede são compromissos de governo da atual administração municipal concretizados ao longo dos últimos anos.
Através do Concurso Público nº 01/2020, 191 novos Professores AI e 26 Técnicos em Educação tomaram posse e já estão atuação nas escolas da Rede. Outra importante ação foi a contratação de professores de apoio visando uma educação inclusiva e de plena aprendizagem para todos os alunos.
O plano de obras, reformas e serviços da SME também é parte importante dos investimento feitos na Educação. Em 2023 serão iniciadas as construções de novas escolas em Ubá, entre elas o Centro Educacional, composto pelas Escolas Municipais Irmã Ana Maria Teixeira Costa e CAEE-Professora Maria Aparecida Condé, e a nova sede da Escola Municipal Professora Nair de Araújo. Além disso, outras unidades educacionais, como as Escolas Municipais Professor Francisco Arthidoro da Costa e Professora Conceição Gomes Caputo, estão recebendo obras de melhorias e de ampliação.