Prefeitura de Viçosa segue com aplicação de UBV em bairros com casos confirmados de dengue

Prefeitura de Viçosa segue com aplicação de UBV em bairros com casos confirmados de dengue
A Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, tem dado continuidade nas ações de combate ao Aedes aegypti, intensificando a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) costal em bairros que apresentaram pacientes positivos para a doença.
Nos últimos dias, a aplicação do UBV foi realizada nos seguintes bairros: Centro, Bom Jesus, Fátima, Santo Antônio, Nova Era e Nova Viçosa, locais onde foram registrados pacientes positivos. O inseticida atua diretamente sobre os mosquitos adultos, reduzindo sua circulação e impedindo a transmissão da doença para outras áreas.

A chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, Lilian Souza, reforça a importância dessas ações e da notificação de casos suspeitos: "A notificação é essencial para que a prefeitura possa tomar as medidas necessárias, incluindo ações como o bloqueio focal e a aplicação de UBV. Contamos com a colaboração de todos para que qualquer sintoma suspeito seja informado nas Unidades Básicas de Saúde, possibilitando um controle mais efetivo da doença”, destaca Lilian.
A aplicação do UBV é uma medida emergencial, utilizada para conter a transmissão do vírus em áreas já afetadas. O inseticida age diretamente sobre os mosquitos adultos, mas não elimina os criadouros, reforçando a necessidade de prevenção e colaboração da população para evitar o avanço das arboviroses.
Além da aplicação do UBV, os agentes de combate a endemias seguem atuando em locais estratégicos, como ferro-velhos, cemitérios e borracharias. Mas também se faz necessário que os moradores recebam os agentes em suas casas, permitindo que realizem inspeções, forneçam orientações e auxiliem na eliminação de possíveis focos do mosquito.