Prefeitura de Ubá instala CAPSi para atendimento de crianças e adolescentes

Prefeitura de Ubá instala CAPSi para atendimento de crianças e adolescentes

Como parte das comemorações pelos 167 anos da nossa cidade, a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (1º) a solenidade de instalação do serviço do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

A abertura do evento contou com uma apresentação dos usuários e profissionais do CAPS AD III, que interpretaram as músicas “Maluco Beleza”, “Casinha Branca” e “Ainda Bem”.

Participaram da cerimônia: o Prefeito Edson Teixeira Filho; o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento; a Gerente da Divisão de Atenção e Promoção em Saúde, Carolina de Souza Teixeira; a Coordenadora de Saúde Mental, Rúbia Eliza Pedrosa; além de diversos Secretários Municipais e servidores da Prefeitura.

 Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em funcionamento na rua Doutor Ângelo Barleta, nº 218 - Centro, será referência para o atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos que enfrentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

O CAPSi vai oferecer uma abordagem integrada e humanizada, conduzida por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, artesão e técnicos em enfermagem, proporcionando um cuidado completo e eficaz através de uma variedade de serviços, incluindo grupos terapêuticos, oficinas, atendimentos familiares e outros serviços necessários conforme as demandas específicas das crianças e adolescentes atendidos. O acesso ao serviço será por meio de encaminhamento das equipes da Atenção Primária à Saúde.

Aprovada no Novo PAC, do Governo Federal, a construção da sede própria do CAPSi será iniciada em breve. A unidade será instalada em terreno do município, na região do bairro Palmeiras.