Plantio de árvores frutíferas é realizado em propriedades do PTA

Ação "Preservar com Agroecologia" visa promover sustentabilidade ambiental nas propriedades rurais

Plantio de árvores frutíferas é realizado em propriedades do PTA

Com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade ambiental no meio rural, a Seção de Segurança Alimentar e Nutricional de Ubá deu início à iniciativa "Preservar com Agroecologia". Essa ação visa promover os Sistemas Agroflorestais (SAF’s) através do plantio de mudas de frutíferas nas propriedades rurais que fazem parte do Projeto de Transição Agroecológica (PTA) do município.

No dia 04 de março, 10 mudas de árvores frutíferas foram plantadas na propriedade da agricultora familiar Solange Aparecida Moreira, localizada no distrito de Ubari. A próxima etapa da ação será realizada na propriedade do agricultor familiar Luis Carlos Zanelli, situada no distrito de Miragaia. Participaram do plantio, além dos agricultores, servidores do Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a engenheira florestal e analista ambiental do IEF, Vanda Leite.

Além de promover a conscientização ecológica entre os agricultores familiares, a incorporação de árvores frutíferas na agricultura, em suas propriedades, resulta em múltiplos benefícios. Isso inclui o aumento da renda, o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS), a expansão das áreas com cobertura vegetal e o aumento da biodiversidade.

São parceiros da ação o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Divisão de Regularização e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.