Municípios que alcançaram meta vacinal em 2024 recebem certificação do Ministério Público e do Governo de Minas

Nessa terceira edição do projeto #BoraVacinar, houve aumento de 17,5% no número de municípios certificados com os selos ouro e prata, subindo de 356 para 418

Municípios que alcançaram meta vacinal em 2024 recebem certificação do Ministério Público e do Governo de Minas
Ontem, 5 de fevereiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo do Estado premiaram com o selo #BoraVacinar 418 municípios que alcançaram ou que se aproximaram das metas de vacinação infantil em 2024. Ao todo foram 58 municípios certificados com o Selo Ouro e 360 com o Selo Prata. O evento ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte.  

Idealizada pelo MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Saúde (CAO-Saúde), a premiação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM). Além do CAO-Saúde. Também participam do projeto #BoraVacinar, os centros de apoio operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ) e das Crianças e Adolescentes (CAODCA) e a Assessoria de Comunicação do MPMG.  

Nessa terceira edição do projeto, houve aumento de quase 17,5% no número de municípios que atingiram ou se aproximaram das metas vacinais, previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), e foram certificados. O número subiu de 356, em 2023, para 418 em 2024. Na primeira edição, em 2022, foram 286 municípios premiados.  

“Parabéns aos gestores que atingiram as metas do projeto #BoraVacinar e que isso sirva de incentivo aos outros. É motivo de orgulho saber que a população está bem atendida e vai estar protegida das doenças”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho. Segundo ele, o Ministério Público tem “um canal de diálogo muito franco, muito aberto com aqueles que realmente querem fazer gestão pública e precisam de uma instituição que tem sustentabilidade jurídica para auxiliá-los”.  

Durante o evento, representantes dos municípios que alcançaram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos receberam o Selo Ouro e a certificação das mãos do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da coordenadora do CAO-Saúde, Giovanna Carone Nucci Ferreira. Já os outros 418 que se aproximaram da meta receberão o Selo Prata. 

“O projeto #BoraVacinar foi criado com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado e tirar dúvidas sobre os imunizantes”, afirmou Giovanna Ferreira. Segundo ela, nos últimos anos, o cumprimento das metas de vacinação pelos gestores públicos se tornou um grande desafio de saúde pública devido a uma redução drástica dos índices de imunização, o que representa risco de ressurgimento de doenças infectocontagiosas graves antes erradicada. Para mudar isso, está sendo preciso, conforme disse, um esforço coletivo entre instituições, pessoas e profissionais de saúde.