Vereadora Aline entra com Projeto de Lei que reconhece o Wheeling (Grau de Rua) como modalidade esportiva

Vereadora Aline entra com Projeto de Lei que reconhece o Wheeling (Grau de Rua) como modalidade esportiva
Projeto de Lei que reconhece o wheeling/grau de rua como modalidade esportiva no âmbito do municipio de ubá, foi apresentado na Câmara Municipal de Ubá, na noite desta segunda-feira, 4 de abril de 2022.
No auditório da casa do legislativo estiveram várias lideranças que deram força ao movimento, Wesley Heleno, sua esposa Vanessa, Rominho Silva; Presidente do Conselho Municipal de Esportes, Rafael Toledo e desportistas da modalidade do esporte radical.
Sugerido pelo conselho municipal de esportes de ubá (2021) através de seu Presidente Rafael Toledo, e encaminhado na época pelo então secretário de governo Vinicius Samôr, que reconhece o wheeling/grau de rua como modalidade esportiva no município de ubá, projeto de lei foi apresentado e a iniciativa foi abraçada pela Vereadora Aline Melo juntamente com apoio dos vereadores José Roberto, Edeir Pacheco, Soninha da Policlinica, Gilson Pica- Pau, Lek e José Maria, que reafirmaram o apoio a pauta.
“É necessário guiar o jovem através do exemplo, mostra-los o quão é importante lutar pelos seus direitos da forma legal, com dialogo e participação. Para início de diálogo, precisamos entender o que é o fenômeno, o que buscam os jovens ! O propósito é o fomento de politicas públicas, a regulamentação da prática, e o incentivo ao exercício da atividade desportiva em espaço apropriado."

A Vereadora Aline defendeu a PL e fez a justificativa em sua fala:

"Com o intuito de tornar em Lei o Projeto, fui procurada pelos membros do Conselho Municipal de Esportes. Este projeto após sua normatização, sem dúvidas, garantirá maior segurança aos praticantes do wheeling e ao público presente. Sua regulamentação, além de estimular a prática legal, gera uma maior demanda na busca de equipamentos adequados a este esporte, fomentando, assim, o comércio do setor como lojas e oficinas mecânicas localizadas no município. Desenvolve também o terceiro setor, no que diz a fundação de associações do segmento, e faz com que os praticantes de esportes deste seguimento possam estar “aptos” a pleitear os benefícios da lei municipal que dispõe sobre o incentivo fiscal para o desenvolvimento do esporte amador,  futuros editais e projetos elencados ao fundo municipal de esportes, participação efetiva na construção de políticas públicas do esporte no município, e consequentemente contribuindo para pontuação do município no ICMS esportivo, garantindo a produção de esporte.

Projetos semelhantes já foram apresentados em diversos outros municípios, comprovando o enorme público desta modalidade esportiva.  Desta forma, conto com o apoio dos demais pares para a aprovação deste projeto em nosso munícipio". Justificou a Vereadora Aline Aline Moreira Silva Melo.