Ubá: Equipes de saúde realizam diversas ações de promoção da saúde no mês de março

Orientações sobre arboviroses, atenção a COVID e alimentação saudável foram os temas trabalhados

Ubá: Equipes de saúde realizam diversas ações de promoção da saúde no mês de março

As Equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF, têm realizado neste mês de março diversas ações relacionadas à campanha "Março Lilás", de prevenção e incentivo aos cuidados para evitar o câncer de colo do útero e câncer colorretal. Mas também, diante da situação de alerta com relação às doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, zika e chikungunya) e o surgimento de novos casos de Covid, esses temas seguem sendo trabalhados paralelamente pelos serviços de saúde, dentre outros assuntos.

No dia 7 de março, a Equipe do Rural I realizou uma ação para a comunidade do Córrego do Emboque, com orientações sobre os sinais e sintomas da Covid e de Arboviroses. Houve palestra proferida pela Agente Comunitário de Saúde Jéssica, com boa participação dos usuários, na capela local. Também sobre este tema, foi promovida uma atividade pela ESF Industrial, na Praça da Coparma, no dia 19.

Já a ESF São João, em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social - CRAS daquele bairro, promoveu uma roda de conversa com as usuárias das oficinas, e o tema foi "alimentação saudável". A equipe multiprofissional esteve presente com orientações da Nutricionista Gilmara Noé, e com a participação de estagiários do curso de enfermagem e nutrição, do Unifagoc.