Empresas do polo moveleiro de Ubá comemoram resultados da participação na CASACOR Minas Gerais

Iniciativa é parte do programa Idear, desenvolvido pelo Sebrae Minas para impulsionar as pequenas indústrias do setor, na região da Zona da Mata

Empresas do polo moveleiro de Ubá comemoram resultados da participação na CASACOR Minas Gerais

Promover as empresas e os profissionais do polo moveleiro de Ubá, na Zona da Mata, fortalecendo suas marcas e conectando pessoas e negócios. Esta foi a proposta da participação do polo durante a 29ª edição da CASACOR Minas Gerais, maior mostra de arquitetura, paisagismo, design de interiores e arte do estado.

 

O evento ocorreu de 26 de julho a 15 de setembro no Espaço 356, em Belo Horizonte, e abrigou 62 ambientes, assinados por 97 profissionais do segmento, sendo o Living Galeria o espaço exclusivo do Sebrae Minas para expor as peças de indústrias do polo de Ubá.

 

O ambiente foi projetado pela arquiteta ubaense Maikyanne Sudré, e pensado especialmente para o evento. Nele, estavam expostas dez peças desenvolvidas por cinco designers de produtos da região. Os móveis foram produzidos exclusivamente para a mostra, sob a curadoria do designer mineiro Gustavo Greco, por meio do apoio e da mentoria do Sebrae Minas.

 

O conceito do espaço e dos móveis foi inspirado na história da cidade de Ubá, no interior de Minas Gerais, com suas riquezas e destaques, como a famosa manga Ubá, e homenagens ao compositor natural da cidade, Ary Barroso. A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures reforça que “a mostra permitiu aos participantes a comunicação direta com os consumidores, compartilhando a cultura ubaense e o polo moveleiro de Ubá. O evento possibilitou às indústrias captaram novos clientes e acessaram novos mercados”, sublinha.

 

Negócios e parcerias

 

Uma das indústrias de Ubá participantes da mostra foi a Sparta Móveis, com a Mesa de Centro Aquarela, design de Robério Teixeira da Silva. O empresário Luiz Roberto Pereira conta que o maior aprendizado foi a elaboração de produtos diferenciados e de alta qualidade, que resultaram em um novo nicho de mercado. “O evento nos deu grande visibilidade nacional, com clientes de todas as regiões demandando nossas peças. A próxima ação será reestruturar o lançamento de produtos, estratégias comerciais e negociações diferenciadas por regiões, clientes e produtos”, explica.

A ubaense Montanha Móveis integrou o Living Galeria com a peça Estante Manga, design de Noemi Arruda. A parceria entre a empresa e a profissional foi para além do evento e do móvel exposto, e a ideia é dar continuidade à colaboração. O empresário Lucas Queiroz Montanha conta que a CASACOR foi uma vitrine para inspirar os visitantes por meio de ambientes prontos. “As duas estantes expostas foram vendidas para clientes na própria mostra. Além disso, o evento nos rendeu mais visualizações e movimentos nas redes sociais”, explica.

 

A CASACOR Minas Gerais também ajudou a unir os empresários participantes, fomentando o potencial criativo do polo moveleiro de Ubá. Agora, parte do grupo vai participar de outra iniciativa do Sebrae em Ubá, com atividades que envolvem a preparação para a 4ª Mostra de Móveis de Ubá, que ocorre entre 20 e 23 de janeiro de 2025, além de consultorias para controle e melhoria de processos na indústria.