Cursos técnicos gratuitos disponibilizam 480 vagas em Ubá

Social vai apoiar usuários para inscrição e participação nos cursos

Cursos técnicos gratuitos disponibilizam 480 vagas em Ubá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS, em parceria com o SENAI Ubá, está mobilizando seus usuários e a comunidade para se inscreverem em um dos oito cursos técnicos gratuitos que serão ofertados pelo Senai, por meio do Projeto Trilhas de Futuro, do governo de Minas Gerais.  As inscrições estão abertas até o dia 23 de novembro pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br

Para esclarecer as possíveis dúvidas e ajudar os interessados com as inscrições, a Secretaria de Desenvolvimento Social convida a comunidade a participar de uma reunião a ser realizada na quinta-feira, 16 de novembro, no Fórum Cultural, às 18 horas. A parceria entre a SMDS  e o Senai foi firmada em reunião entre o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, gerentes da SMDS, coordenadores dos Cras, o gerente do Senai, Cláudio Bellose de Oliveira e o supervisor técnico Rafael Mantovani.

“Essa  parceria veio ao encontro da necessidade que temos de dar aos nossos usuários  um direcionamento sobre as oportunidades disponíveis no nosso território. E contribuir para que nossos usuários possam acessar a qualificação para  o mercado de trabalho é bom para o serviço, que muitas vezes vai permitir o desligamento desse usuário mediante uma melhoria em suas condições de vida”, afirmou Flávio Monteze. Equipamentos da SMDS, como os Cras, Centro de Convivência e Creas, vão estimular a participação de seus usuários, apoiar o processo de inscrição e manter o acompanhamento para evitar a evasão.

Ao todo serão ofertadas 480 vagas, nas modalidades Técnico em Administração, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Logística, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, Técnico em Mecânica, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Sistemas de Energia Renovável, com aulas presenciais de segundas às quinta-feiras e virtual às sextas, e duração de 1 ano e meio (exceto Técnico em Administração, com 1  ano de duração). Além de não pagar nada, o estudante ainda receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 20,00 para cada aula que assistir, para cobrir gastos com transporte e alimentação.

Podem se inscrever jovens acima de 16 anos matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio e matriculados no 1º ano do Ensino Médio que comprovem matrícula no 2º ano em 2024; estudantes matriculados regularmente em qualquer período EJA /Ensino Médio; e pessoas adultas que já tenham concluído o Ensino Médio.

Sobre o Projeto Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio, por meio de parceria com instituições públicas e particulares em todo o estado. Em 2023, o projeto está em sua 4ª edição.

O estudante regularmente matriculado não paga matrícula nem mensalidade; recebe todo o material didático;  e pagamento de vale-transporte e alimentação conforme registro de frequência apurado pela instituição. As aulas são presenciais.