Com horário de atendimento estendido, Ubá amplia oferta de assistência em Saúde

Com horário de atendimento estendido, Ubá amplia oferta de assistência em Saúde

Nove Unidades Básicas de Saúde do município de Ubá agora oferecem horário de atendimento estendido. A ampliação na oferta de assistência acontece uma vez por semana até às 20h. A medida visa garantir o acesso principalmente dos trabalhadores da indústria e do comércio a serviços de saúde, como acompanhamento de doenças crônicas, exames preventivos e vacinação ofertados nas unidades.

O atendimento estendido é realizado nos seguintes dias:

Terças-feiras: Unidades de Saúde Peluso, Ponte Preta, Santa Bernadete e Industrial

Quintas-feiras: Unidades de Saúde Schiavon, São João, São Sebastião, São Domingos e Eldorado

A escolha dos locais para implantação do atendimento em horários especiais baseou-se na posição geográfica, quantidade de usuários cadastrados, estrutura e a condução dos serviços já ofertados nas referidas unidades. 

Os atendimentos são realizados por meio de agendamento nos casos eletivos como renovação de receitas, solicitação e avaliação de exames, consultas eletivas e subsequentes para continuidade do cuidado, e de forma espontânea nos casos de usuários com sinais e sintomas agudizados.

Dentre os serviços ofertados citamos atendimentos médicos, de enfermagem, acompanhamento às doenças crônicas, coleta do citopatológico do colo do útero, curativos, vacinação, testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros.

“Ubá é um polo moveleiro que tem muita indústria e, nessas indústrias, existem muitas pessoas na faixa etária economicamente ativa que não conseguem acessar o serviço de saúde. Hoje, a gente está em nove unidades nesse projeto, mas a perspectiva é que todas as 25 unidades da cidade tenham esse horário noturno estendido”, explicou a supervisora da Atenção Primária de Ubá, Pâmela Andrade Lucarelli. 

Assista ao vídeo e conheça mais detalhes dessa iniciativa: