Caso de Bactéria Streptococcus Pyogenes em Ubá é desmentido

Caso de Bactéria Streptococcus Pyogenes em Ubá é desmentido

Durante essa semana um áudio que circula em grupos de Whatsapp deixou muitos pais e mães preocupados e apreensivos. No áudio um cidadão morador da vizinha cidade de Rodeiro, afirma que seu filho estava internado no Hospital Santa Isabel com essa bactéria.

 

“Quero pedir licença para passar para vocês uma informação de uma bactéria que tá rodando aí, né? Vocês viram as notícias da bactéria em São João Del Rei e a bactéria já chegou em Ubá.

Estou com meu filho internado no hospital Santa Isabel, fez a cirurgia hoje, a bactéria pega pela boca e criança é complicado, né? Por causa da imunidade a bactéria que passa para corrente sanguínea e ela se aloja em um determinado local do corpo e começa a agredir.

No caso do meu filho foi no braço, no pulso e tá tratando já tem 5 dias que ele tá internado, tá tratando com antibiótico mais ter que fazer uma drenagem, ele passou por cirurgia hoje e graças a Deus deu tudo certo, mas tem mais três crianças internadas”. Afirmou no áudio o cidadão que diz ser de Rodeiro

 

A reportagem do ZM News foi procurada por diversos pais e entramos em contato os responsáveis pela saúde na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há confirmação de casos relacionados a bactéria Streptococcus Pyogenes (casos de óbitos suspeitos em São João Del Rei) comprovados em Ubá.

 

Vale ressaltar que a bactéria Streptococcus Pyogenes é frequentemente responsável por faringites (20 em cada 100 pessoas tem essa bactéria na garganta sem causar nenhum problema). As complicações são raras e a taxa de mortalidade é baixa. O tratamento é por antibiótico, devidamente prescrito por um profissional médico. A prevenção é por meio de higiene portanto, o uso de álcool e lavagem das mãos são fundamentais.

 

Na mesma linha a direção do Hospital Santa Isabel de Ubá diz que apesar de estar circulando nas redes sociais informações de pacientes internados na instituição, com a bactéria Streptococcus Pyogenes, não há registros dessa bactéria no hospital, portanto isso não é verdade.

O que é a bactéria?

A bactéria Streptococcus pyogenes é conhecida como estreptococo do grupo A e pode causar várias infecções em seres humanos, incluindo faringite, amigdalite, infecções de pele e complicações graves, como febre reumática e glomerulonefrite, se não for tratada adequadamente.

Quais são os sintomas da doença?

Em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado.

É um surto da doença?

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população.

Como realizar a prevenção e o controle?

As recomendações da Secretaria de Saúde estadual caso os sintomas apareçam são:

  • Higienização das mãos e uso de álcool 70% como medidas de prevenção.
  • Fornecimento de utensílios individuais para crianças e orientação para não compartilhar com colegas.
  • Consultar todos os casos sintomáticos, diagnosticá-los, isolá-los e tratá-los adequadamente.
  • Informar e orientar sobre o risco de doença invasiva aos contatos domiciliares de casos de escarlatina, enfatizando a higiene das mãos e ventilação adequada.
  • Comunicar ao sistema de vigilância todas as formas incomuns e inesperadas de infecção pelo agente, incluindo formas invasivas e surtos.